Páginas

domingo, 20 de setembro de 2015

São José Cupertino

Na sua escola, possamos todos nós aprender a percorrer o caminho que conduz para uma santidade diária

Horizonte, 18 de Setembro de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

“Na sua escola, possamos todos nós aprender a percorrer o caminho que conduz para uma santidade "diária", caracterizada pelo cumprimento fiel do nosso próprio dever quotidiano.” Falava o Papa João Paulo II acerca de José, que nasceu na aldeia de Cupertino no reino de Nápoles no dia 17 de junho de 1603. Filho mais novo do casal Felice Desa e Francesca Panara, José nasceu em um estábulo devido à pobreza de sua família. Sua infância foi difícil e sua mãe se esforçou para educa-lo. Foi aprendiz de sapateiro e aos dezassete anos tentou ser admitido na Ordem dos Frades Menores Conventuais porem sem sucesso. Depois tentou ingressar nos Capuchinhos, mas seus êxtases o atrapalhavam nas atividades.

Após algum tempo foi então admitido como colaborador no Convento de Grotella dos Frades Conventuais com a tarefa de cuidar de uma mula. Sua obediência, simplicidade e dedicação testemunharam algo bem além do conhecimento didático e fez com que os frades o aceitassem como membro do convento no ano de 1625. Apesar de suas limitações intelectuais, que lhe valeram o título de “Irmão Burro”, recorrendo à ajuda divina conseguiu excelentes resultados nas provas e exames exigidos para então ser admitido ao sacerdócio em 28 de março de 1628.

Sua trajetória como sacerdote foi marcado pela oração, piedade, amor à Eucaristia, horas diante do Sacrário, longos jejuns e penitências. Tudo isso alicerçaram a vida e santidade de José que também manifestou ao mundo o poder de Deus através de uma longa sucessão de êxtases e curas maravilhosas. Impressionava sua sabedoria, apesar da ignorância, diante das mais complexas situações e questões as quais não deixava sem a  resposta mais clara e correta e isto lhe valeu a graça de ser buscado por teólogos, sábios, bispos, cardeais e até o Papa Urbano VIII o convocou para uma audiência.

Em 1652 foi transferido para outros mosteiros para viver recluso. Os frades pediram ao Papa Alexandre VII que o fizesse retornar para o convento de Assis e ele lhes disse: "Não, basta-lhes um São Francisco em Assis". José faleceu no dia 18 de setembro de 1663 no convento de Ósimo na Itália. Foi beatificado em 24 de fevereiro de 1753 pelo Papa Bento XIV e em 16 de julho de 1767 foi canonizado pelo Papa Clemente XIII. É considerado o padroeiro dos estudantes.

(18 de Setembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário