Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

O Congresso Eucarístico Internacional nas Filipinas será uma ponte para a Ásia

De 24 a 31 de janeiro de 2016, ele precede a festa de 500 anos da chegada do Evangelho

Cidade do Vaticano, 27 de Outubro de 2015 (ZENIT.org) Sergio Mora

O 51º Congresso Eucarístico Internacional, que se realizará nas Filipinas de 24 a 31 de janeiro de 2016 com o tema “Cristo em vós, esperança de glória”, foi apresentado nesta terça-feira na sala de imprensa do Vaticano por mons. Piero Marini, presidente do comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, dom José Palma, arcebispo de Cebú, e pe. Vittore Boccardi, do comité organizador.

Mons. Marini destacou a importância do fator geográfico: “Cebú, de alguma forma, é o coração da Ásia oriental, próxima de Hong Kong, Taiwan, Vietname e relativamente próxima da Coreia do Sul, Japão, Índia e Austrália. Poderão confluir cristãos que, por causa das distâncias e dos custos, muitas vezes ficaram de fora dos grandes eventos internacionais”.

Os católicos asiáticos, prosseguiu Marini, são 3% dos habitantes do continente, mas 11% dos católicos do mundo. O problema de fundo é que o Ocidente continua sendo visto, em grande parte daquela região do planeta, como “um corpo estranho” – e a Igreja católica ainda é considerada como “ocidental”. Isto não ocorre nas Filipinas, onde os católicos são 80% da população. Nas Filipinas, há mais batismos por ano do que na Itália, França, Espanha e Polónia juntas.

O arcebispo filipino dom José Palma observou que o 51º Congresso Eucarístico Internacional em Cebú acontecerá depois de uma semana de festas em honra do Santo Menino Jesus e no marco da novena de preparação para o 500º aniversário da chegada do Evangelho às Filipinas.

“A devoção ao Senhor Santo Menino de Cebú é a mais antiga do nosso país. E a imagem do Menino Jesus é o presente dos missionários espanhóis à rainha Joana e ao rei Humabon”.

O congresso realizado em Manila em 1937 afirmava que os filipinos são “um povo que ama Maria”. Agora, 79 anos depois, “renovamos com fervor o nosso compromisso porque sabemos que ela nos amou primeiro”. Hoje também estamos “em outro mundo”, com “outra Igreja”, na qual o continente asiático é motor de crescimento mundial.

Dom José acrescentou que o congresso terá duas etapas: o simpósio teológico, de 22 a 26 de janeiro, e a Semana do Congresso, de 24 a 31 de janeiro. Disse também que as famílias filipinas emigrantes que trabalham em muitos países do mundo estão convidadas a levar o evento para os países em que se encontram.

O padre sacramentino Vittore Boccardi, por sua vez, asseverou que os congressos eucarísticos internacionais não são coisa do passado, quando tiveram grande ressonância depois da Revolução Francesa, com São João Maria Eymard, e importante papel na história da Igreja, particularmente no século XIX. A missão da Igreja é a misericórdia e, hoje, na Ásia, ela estabelece o diálogo com outras religiões e povos, em particular com os jovens. O pe. Boccardi recordou ainda os sites que informam sobre o congresso eucarístico nas Filipinas: www.iec2016.ph é o site oficial e www.congressieucaristici.va, do Vaticano, traz grande documentação histórica.

(27 de Outubro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário