Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

"O Fermento do Bem": conferência internacional na Gregoriana pelos 50 anos da “Nostra Aetate”

De 26 a 28 de outubro, evento contará com palestra do cardeal Pietro Parolin: "Educar para a Paz"

Roma, 23 de Outubro de 2015 (ZENIT.org)

No 50º aniversário da declaração conciliar "Nostra Aetate" sobre as relações entre a Igreja católica e as religiões não cristãs, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, a Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo e a Pontifícia Universidade Gregoriana organizam de 26 a 28 de outubro uma conferência internacional para analisar as repercussões do documento ao longo do último meio século.

A conferência começará na segunda-feira, 26, com as boas-vindas do pe. François-Xavier Dumortier, reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, e uma introdução do pe. Miguel Angel Ayuso Guixot, secretário do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

Seguirão a exibição do documentário "Nostra Aetate, o fermento de bem" e as palestras dos cardeais Kurt Koch (presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos) e Jean-Louis Tauran (presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso). O dia terminará com os cumprimentos de representantes de diversas religiões.

Durante a manhã da terça-feira, 27, o filósofo Paul Gilbert e a teóloga Bruna Costacurta, ambos da Gregoriana, refletirão de uma dupla perspectiva sobre "O diálogo inter-religioso: crentes a serviço do ser humano".

A sessão seguinte, "Violência e compromisso das religiões pela paz", terá o pe. Rocco D'Ambrosio, da faculdade de Ciências Sociais da Gregoriana, como moderador dois painéis de discussão. No primeiro, participarão o secretário geral do Centro Islâmico Cultural da Itália, Abdellah Redouane, e o rabino David Rosen, diretor internacional para as Relações Inter-Religiosas do Comité Judaico Americano. Já no segundo painel, participarão Alberto Quatrucci (Homens e Religiões - Comunidade de Santo Egídio) e o professor B. Wimalaratana, do templo budista Bellanwila Rajamaha Viharaya, do Sri Lanka.

O tema da sessão vespertina será "O desafio da liberdade religiosa", com o pe. Franco Imod moderando as duas mesas redondas. A primeira contará com o pe. Christian Rutishauser, S.I., consultor permanente da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo, e o rabino Daniel Sperber, da Universidade Bar-Ilan, de Israel. Na segunda, participarão Rasoul Rasoulipor (Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Kharazmi, do Irão), e o swami Chidananda (FOWAI Forum, da Índia).

Na quarta-feira, 28 de outubro, os participantes estarão na audiência geral do Santo Padre. À tarde, debaterão sobre “A educação e a transmissão de valores”, com a moderação do pe. Bryan Lobo, S.I. (Centro de Estudos Inter-Religiosos da Gregoriana) e as intervenções do Dr. Gurmohan Singh Walia (Sri Guru Granth Sahib World University, da Índia), da Dra. Nayla Tabbara (Adyan Foundation, do Líbano), do rabino Riccardo Di Segni (Comunidade Judaica de Roma) e Samani Pratibha Pragya (Instituto Jain Vishwa Bharati, do Reino Unido).

A conferência terminará com uma palestra do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, intitulada "Educar para a paz".

(23 de Outubro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário