Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Santo Evaristo

Ele foi cumulado dos dons da sabedoria e humildade para guiar a Igreja de Cristo na terra defendendo-a até o martírio

Horizonte, 26 de Outubro de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

Evaristo foi o quinto Papa da história da Igreja. A Tradição nos apresenta poucos fatos sobre sua vida, mas segundo o Liber Pontificalis, Evaristo veio de uma família judaica que vivia em Belém e seu pai se chamava Judas. Desde cedo foi educado nos princípios judaicos e progrediu vigorosamente no aprendizado da ciência e na cultura da época.

Evaristo foi eleito Papa, sucedendo à São Clemente, no ano 99, época de grandes perseguições impostas pelo Imperador Domiciano. Relata-se que Evaristo resistiu à eleição, por se considerar indigno, mas após assumir, empreendeu grandes esforços para manter viva a fé de seu povo e a disciplina eclesiástica em sua época. Escreveu diversas regras e decretos consolidando suas ações e também foi responsável por instituir o papel dos Cardeais dividindo Roma em sete paróquias e atribuindo um padre para cada paróquia. Além disso, ele nomeou sete diáconos para auxiliar cada bispo. A Tradição nos apresenta uma oração que foi feita direcionada ao Papa Evaristo: "Prezado Senhor, você deu o seu servo, o Papa Evaristo, os dons da sabedoria e humildade para guiar a sua Igreja na terra. Por sua lealdade em pastorear o rebanho, ele pode continuar a orientar aqueles na terra que procuram a sua intercessão. Amém."

Seu pontificado durou de 99 à 107 e percorreu além de Domiciano, os imperadores Nerva e Trajano. Evaristo foi então severamente perseguido pelo Imperador Trajano e acabou por ser preso e conduzido ao martírio no dia 26 de outubro do ano 107. Ainda segundo a Liber Pontificalis, Evaristo foi enterrado próximo ao corpo de São Pedro. Depois de sua morte, o trono papal permaneceu vago por dezenove dias até que foi eleito o Papa Alexandre I.



Sem comentários:

Enviar um comentário