Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

São Narciso

Transformou a água da vida em óleo de santidade pelo seu testemunho de fé

Horizonte, 29 de Outubro de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

A Tradição, por meio do historiador Euzébio de Cesaréia, nos traz os fatos mais relevantes da vida de Narciso que nasceu na Grécia por volta do ano 99 d.C.  e aos 80 anos foi nomeado Bispo de Jerusalém. Foi o décimo-terceiro bispo de Jerusalém que havia sido reconstruída pelo Imperador Adriano e passado a se chamar Élia Capitolina.

Segundo as narrativas, Narciso era um homem de profunda oração e piedade, destacando-se por sua simplicidade e fidelidade aos princípios cristãos e doutrina da Igreja. No ano 195, teve a graça de presidir o Concílio de Cesareia juntamente com Teófilo, bispo de Cesareia no qual foi determinado a que a celebração da Páscoa fosse aos Domingos. Tomou parte também na redação e envio de uma carta ao Papa Vitor I na qual os bispos da Palestina declaravam cumprir os ritos da igreja romana.

Sua trajetória foi marcada ainda por muitos milagres, dentre os quais a transformação da água em óleo por ocasião da vigília da Páscoa. Sua postura firme atraiu a atenção de muitos, pois reprimia fortemente a indiferença entre o povo e o clero, sendo severo em seus conselhos e atitudes. No ano 201, três homens o caluniaram acusando-o de um crime e juraram pedindo um que fosse queimado, outro morto e cego o terceiro caso fosse mentira. Sucedeu que os três acusadores foram aplacados por aquilo que juraram.  Narciso, contristado pelo fato da calúnia, retirou-se para o deserto de Nítria onde viveu por volta de 10 anos. A sede episcopal foi assumida por Pius e Germanius respectivamente até o dia do retorno de Narciso que já havia sido dado como morto. Foi tamanha a alegria com a qual foi recebido por seu povo e logo reassumiu suas funções eclesiais.

Ao completar cem anos, convidou Alexandre de Jerusalém para ser seu bispo-coadjutor. É dele o último registo sobre Narciso quando escreveu uma carta no ano 212 na qual dizia: “Saúda-vos Narciso, que antes de mim ocupou esta sede episcopal e agora está colocado na mesma categoria que eu nas orações. Ele agora completou 116 anos e vos exorta, como eu, à concórdia”.

São Narciso morreu aos 117 anos de idade no ano 215.

(29 de Outubro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário