Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Sínodo 2015: Arcebispo venezuelano destaca marca sul-americana dos trabalhos


D. Baltazar Porras sublinha esforço de criar convergências no debate sobre a família

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano, com Ricardo Perna, da ‘Família Cristã’

Cidade do Vaticano, 23 out 2015 (Ecclesia) – O arcebispo venezuelano D. Baltazar Porras disse hoje à Agência ECCLESIA que o Sínodo dos Bispos sobre a família, que se vai concluir este domingo, teve uma nova metodologia, marcada pela experiência dos episcopados sul-americanos.

“O método deste Sínodo é muito mais parecido com a forma como trabalhamos na América Latina e essa é a marca do Papa Francisco”, referiu o prelado, após a reunião geral que decorreu durante cerca de três horas, para analisar a proposta de relatório final.

O arcebispo de Mérida (Venezuela) recordou o papel desempenhado pelo então cardeal Jorge Mario Bergoglio na 5ª Conferência do Episcopado Latino-Americano e das Caraíbas, que decorreu em 2007 na cidade brasileira de Aparecida.

“Ele foi relator principal em Aparecida e sempre teve este espírito de abertura, de respeito uns pelos outros e de se poder falar com grande liberdade”, recorda.

Segundo D. Baltazar Porras, essa “presença muito fraterna” do Papa foi sentida durante a 14ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, que caminha para o fim após três semanas de debate sobre a vocação e a missão da família.

O arcebispo considera que o projeto de relatório final “reflete bem o que se passou dentro da sala sinodal”.

“A partilha dos diversos pontos de vista é o que podemos oferecer ao Papa e ao mundo, e é uma porta que se abre para lidar com muitas situações complicadas com que a família se depara”, precisou.

O prelado venezuelano espera que a votação do relatório final na tarde de sábado seja “unânime”, porque “as convergências são mais do que as divergências”.

D. Baltazar Porras realça a “preocupação pastoral” e a troca de experiências com responsáveis “vindos de todas as partes do mundo”.

RP/OC

in


Sem comentários:

Enviar um comentário