Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sínodo 2015: Relatório final condena «discriminação» da mulher


Cidade do Vaticano, 25 out 2015 (Ecclesia) – O relatório final do Sínodo dos Bispos, apresentado este sábado no Vaticano, condenou a “discriminação” contra mulheres em todo o mundo, incluindo a penalização da maternidade.

O documento que resulta de três semanas de debate sobre a família recorda os “crescentes fenómenos de violência” sobre as mulheres, incluindo nas suas casas.

“A exploração das mulheres e a violência exercida sobre o seu corpo estão muitas vezes unidas ao aborto e à esterilização forçada”, pode ler-se.

Após referir o “papel determinante” das mulheres na vida da família e da sociedade, o relatório entregue ao Papa apela a uma “maior valorização” da responsabilidade feminina na Igreja, com intervenção nos processos de decisão, participação no governo de algumas instituições e “envolvimento” na formação do clero.

Os participantes no Sínodo reconhecem que a dignidade da mulher precisa de ser “defendida e promovida”.

A este respeito, sublinha-se a importância de repensar “o papel dos cônjuges na sua reciprocidade e na sua responsabilidade comum na vida familiar”.

“O crescente compromisso laboral das mulheres fora de casa não encontrou uma adequada compensação num maior empenho dos homens no ambiente doméstico”, pode ler-se.

OC
in


Sem comentários:

Enviar um comentário