Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O Conselho de Segurança da ONU pede as medidas necessárias para combater o Estado Islâmico

Resolução promovida pela França considera que o grupo jihadista é uma ameaça sem precedentes para a paz internacional

Roma, 23 de Novembro de 2015 (ZENIT.org

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou na última sexta-feira uma resolução em que chama os países-membros a usarem “todas as medidas necessárias” para “evitar e suprimir os atos terroristas” cometidos pelo auto-denominado Estado Islâmico.

O texto, promovido pela França após os atentados de 13 de novembro em Paris, foi aprovado por unanimidade pelos quinze integrantes do conselho. Ainda assim, voltou a verificar-se a fratura que existe entre as potências ocidentais e a Rússia no tocante ao conflito na Síria.

A resolução 2249 insta a “redobrar e coordenar os esforços” para combater todas as formações e indivíduos integristas vinculados ao EI e aos grupos classificados como terroristas pelo Conselho de Segurança. Do mesmo modo, convoca os países a fazerem mais para frear o fluxo de combatentes estrangeiros ao Iraque e à Síria e para evitarem o financiamento do terrorismo.

O documento condena a derrubada do avião russo no Sinai e os ataques em Sousse, Ancara, Beirute e Paris, afirmando que o EI “constitui uma ameaça sem precedentes para a paz e segurança internacional”.

O Conselho de Segurança repudia os abusos sistemáticos dos direitos humanos e as violações constantes das leis humanitárias internacionais perpetrados pelos jihadistas, assim como a destruição e saque do património cultural na Síria e no Iraque.

O órgão também reitera que a situação continuará piorando se não se resolver politicamente o conflito na Síria.

(23 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário