Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Plano de segurança para o Jubileu: a “confiança” do Vaticano nas autoridades italianas

Medidas de segurança adotadas para o Jubileu no Vaticano
Fonte: ANSA, GIORGIO ONORATI Copyright e78e5ace2af891761da60ea8087e7b392fee64c17544d59a615eb8add3e55bac

O padre Lombardi recorda ainda que os fiéis não precisam necessariamente ir a Roma, porque serão abertas muitas Portas Santas em todo o mundo


Daqui a exatamente duas semanas, em 8 de dezembro, começa o Jubileu com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. A ocasião contará com a ação de todos os corpos de polícia da Itália para garantir o plano de segurança em Roma. Mais de 2 mil pessoas deverão monitorar milhares alvos sensíveis não só da Praça de São Pedro, mas também de todos os principais monumentos da capital italiana, além de aeroportos, estações ferroviárias, trens, ónibus e ruas.

O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que o Vaticano tem "extrema confiança" nas autoridades italianas e no plano de segurança para o Jubileu.

"Há, é claro, um contato entre eles e nós, mas não há nenhum pedido específico do Vaticano para aumentar as medidas de responsabilidade das autoridades italianas. Sabemos que o papa quer uma relação serena com os fiéis e que não se faça mais do que o razoável e necessário".

O porta-voz do Vaticano também apontou que o Jubileu especial da Misericórdia "não é para trazer gente a Roma: o que conta é a parte espiritual, é o Jubileu espalhado pelo mundo. Não há necessidade de vir a Roma. Em todos os lugares se poderá ter o mesmo tipo de bem espiritual. Serão abertas muitas Portas Santas no mundo. Não estou dizendo ‘não venham a Roma’; há muita liberdade no modo de viver o Jubileu confiado aos fiéis e não há nenhum problema no caso dos que decidirem ficar no próprio país”.

O padre Lombardi comentou ainda, com satisfação, o projeto “Info Jubileu”, voltado a prestar informações “não apenas religiosas deste evento, mas também de serviço à comunidade, em parceria com as instituições italianas que se dedicam ao serviço dos cidadãos”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário