Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Santa Felicidade e seus sete filhos mártires

O Martirológio Romano celebra Felicidade na data de 23 de novembro

Fortaleza, 23 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Maria Emilia Marega Pacheco

Apesar de não haver muitas informações sobre a vida de Felicidade e das sete crianças, um dos relatos do martírio foi registado no século VI, quando o Papa Gregório Magno fez referência a este em sua "Homiliæ super Evangelia" (livro I, homilia iii)[9]. Conta-se também que o próprio Papa teria encontrado uma pintura que representava esta mãe, de nome Felicidade, rodeada por sete crianças, numa das catacumbas de Roma. O documento mais antigo recorda que, em 23 de novembro: "Romae in cimiterio Maximi, Felicitatis".

Felicidade é conhecida como a mãe de sete filhos mártires. Sua passio encontra-se em dois textos: o primeiro, muito breve, está preservado em muitos manuscritos, o segundo está ligado a uma trasladação de relíquias em Benevento.

Felicidade teria sido uma viúva rica, que foi denunciada por ser cristã pelos sacerdotes pagãos ao imperador Antonino. Publio, prefeito de Roma, foi o responsável pelo julgamento. Ele começou a interrogá-la sozinha e não obteve nenhuma resposta. No dia seguinte, ele mandou levar a mãe e os sete filhos para a jurisdição de Marte. Felicidade exortou as crianças a permaneçam firmes na fé. O juiz pediu que se apresentassem um após o outro: Gennaro, Felice, Filippo, Silano, Alessandro, Vitale e Marziale. Incapaz de dobrar a perseverança deles, o juiz deferiu a execução da pena de morte, que foi realizada com diferentes castigos.

A narração se assemelha bastante ao relato bíblico dos irmãos Macabeus e a de santa Sinforosa que foi martirizada com seus sete filhos em Tibur (Tivoli, Itália) no final do reinado do imperador romano Adriano.

Sobre o túmulo de Felicidade, o Papa Bonifácio I construiu uma igreja na qual ele foi enterrado, conforme indicado pelo Martirologio Geronimiano (VI sec.) e o Liber Pontificalis.

Nesta basílica, o Papa Gregório pronunciou uma homilia citando este martírio. Apesar da dificuldade de encontrar informações sobre a parentela entre Felicidade e as crianças, a pintura do século VIII, encontrada na mesma catacumba, que mostra o Redentor dando uma coroa a Felicidade e a sete mártires, foi Imprescindível para o Papa declarar que se tratava dos protagonistas das Atas de santa Felicidade e identificar as outras figuras como sendo os sete filhos da mártir.

O Martirológio Romano celebra Felicidade na data de 23 de novembro. A mártir é invocada pelas mulheres que desejam ter filhos.

(23 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário