Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Tunísia: Atentado contra autocarro da Guarda Presidencial

A ação terrorista deixa ao menos 12 mortos e 17 feridos. O governo declarou estado de emergência

Madrid, 25 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Ivan de Vargas

Ao menos 12 pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas nesta terça-feira (24), durante ataque ao autocarro da Guarda Presidencial na Avenida Mohammed V, na capital da Tunísia, uma das principais vias da cidade que neste momento está cercada por policiais. A maioria das vítimas são agentes da guarda presidencial, como relatado por um porta-voz do Ministério do Interior. O número de mortos ainda não é certo.

Um comunicado da presidência garantiu que a explosão contra o veículo foi um ataque, sem dar mais detalhes. Até o momento nenhum grupo reivindicou o ato.

O presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, cancelou sua próxima viagem para a Suíça e anunciou a imposição de um toque de recolher na capital após a ação terrorista.

Além disso, o Governo declarou estado de emergência. As autoridades tunisinas cercaram o Aeroporto Tunis-Carthage e as áreas turísticas, conforme relatado pela rádio local.

Este ano, o país norte-Africano foi cenário de dois ataques jihadistas que tinham como alvo o setor turístico, um dos pilares da economia da Tunísia. Em março, um ataque ao Museu Nacional de Bardo tirou a vida de 21 pessoas, a maioria turistas europeus. Posteriormente, no final de junho, um terrorista abriu fogo indiscriminadamente em uma praia na cidade costeira de Susa matando 38 pessoas, a grande maioria turistas britânicos. Em ambos os casos, o Estado islâmico (Daesh, por sua sigla em árabe), reivindicou as ações violentas.

O terrorismo atinge novamente a Tunísia, berço da Primavera Árabe e único país na região que completou sua transição para a democracia. A notícia foi divulgada concomitantemente com a primeira visita do Papa Francisco ao continente Africano, uma viagem considerada de alto risco depois dos recentes ataques do Estado Islâmico.

(25 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário