Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Árvore de Natal na fronteira das duas Coreias não será acesa

A decisão pretende ser um gesto do Sul para diminuir a tensão  


A enorme árvore de Natal metálica de 30 metros de altura, localizada na fronteira entre as duas Coreias, este ano não será acesa. A decisão é dos diversos grupos protestantes do Sul que administram o funcionamento da mesma, informa a Agência Fides.

Um dos líderes do Partido cristão, o Rev. Kim Young-il, disse: "Não iremos acender estas luzes, até que possamos fazê-lo com nossos irmãos do Norte". Considerado um "falcão" no diálogo inter-coreano, Kim disse que esta opção "não significa uma renúncia, mas apenas um sinal de boa vontade". Após o anúncio, os grupos cristãos menos intransigentes agradeceram a decisão: "Uma mudança em nome da harmonia".

A árvore foi considerada um instrumento de propaganda e provocou protestos por parte do regime do Norte.

A enorme árvore de Natal está no pico de Aegibong, uma colina, que fica do outro lado da fronteira com o Norte, com uma altura de 165 metros. Considerado por alguns como um instrumento de "guerra psicológica" contra o Norte, a árvore metálica e a cruz que a coroa são visíveis pela população norte-coreana que vive a 10 quilómetros da fronteira.

Construída em 1971 - em antagonismo completo entre as duas Coreias - a estrutura maciça foi acesa alternadamente, na sequência da mudança de política, quer tensão ou provocação, o governo de Seul em relação ao regime. Em 2004, tornando-se grande publicidade, Seul disse que a árvore "seria mais iluminado", porque "eles chegaram a um acordo" com Pyongyang. No entanto, em 2010, após o naufrágio da corveta sul-coreana Cheonan, no qual 43 pessoas morreram, as luzes da árvore de Natal para ser acesa novamente.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário