Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Dom Moraglia: Olhar para o Menino no presépio e deixar que Ele nos converta

Patriarca de Veneza convida a ver em Jesus o «sinal vivo da misericórdia de Deus"


Um forte convite para voltar o olhar, sem medo, para o Menino Jesus no presépio, que é sinal "vivo" da misericórdia de Deus, enfatiza o Patriarca Francesco Moraglia em sua mensagem para o Natal 2015 publicada no jornal diocesano Gente Veneta.

"O próprio Menino deitado, pobre e acolhedor, no presépio – disse Dom Moraglia - está no início de uma história que nestes 2000 anos gerou valores como o acolhimento, a atenção aos mais fracos, ao perdão e a reconciliação. Mesmo aqueles que não crêem ou não são cristãos são levados a reconhecer que a cultura do acolhimento, da proximidade e da reconciliação encontra no Menino do presépio suas raízes mais importantes. É de se perguntar: por que aqueles que são beneficiários ou portadores de tal cultura devem temer o presépio? ".

Para o Patriarca, "o símbolo do presépio não coloca em jogo a laicidade do estado, se falamos de verdadeira laicidade. Na verdade, o presépio em si não impõe qualquer crença religiosa. Exposto onde se vive e se constrói a sociedade de hoje e de amanhã, o presépio se torna um convite - agora mais do que nunca conveniente - em vista de uma cultura de acolhimento, de atenção ao mais fraco e da reconciliação, ao contrário do individualismo e da acção que cria divisão e - como sempre lembra o Papa Francisco – do descarte. É contra qualquer lógica anular a história e a cultura de um povo. Na verdade, a sociedade civil com a sua história e cultura - e em plena conformidade com as leis do Estado - não mortifica, mas enriquece a convivência, evitando que o estado assuma o papel de pai e dono do cidadão".

Eis a exortação para o Natal: parar espontaneamente em recolhimento, talvez junto com as crianças, diante do presépio montado em casa ou na igreja ou em outros espaços, mesmo públicos. Diante do Menino é impossível permanecer indiferente e insensível. O Natal nos mostra o caminho para uma nova humanidade, vendo nele a presença do Filho de Deus ou reconhecendo nele o valor do acolhimento, da solidariedade e da reconciliação. Portanto, voltemos o olhar para o Menino no presépio e deixemo-nos olhar por Ele e que Ele nos converta. Esta é a melhor felicitação de Natal que podemos desejar. A mensagem cristã do Natal é muito simples e, por mais de dois mil anos, é a mesma: a salvação não é resultado do fazer e nem a melhor organização do presente e do futuro. Somos revigorados e salvos pela invasão poderosa e doce de Deus em nossa história".


in


Sem comentários:

Enviar um comentário