Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O Papa agradeceu a polícia italiana pelo seu trabalho neste ano jubilar

Que este ano da Misericórdia seja para todos o tempo de reconciliação com Deus e com os irmãos

    Papa Francisco


O santo padre Francisco recebeu nesta segunda-feira em audiência, por ocasião da saudação de ano novo, as autoridades italianas que se encarregam da segurança ao redor do Vaticano, na praça de São Pedro e nas viagens do Papa pela Itália.

Os funcionários e agentes da Segurança Pública coordenam em Roma diversas forças de segurança italianas e trabalham em estreita colaboração com os organismos de segurança do Estado-Cidade do Vaticano: a Gendarmeria Vaticana e a Guarda Suíça. Uma tarefa de especial importância tendo em conta que o Vaticano é um alvo extremamente sensível, em um período de ameaça terrorista generalizada.

“Renovo o meu apreço pelo trabalho que fazem com profissionalismo e sentido do dever”, disse-lhes o Santo Padre e agradeceu-lhes, além do mais, “pela presença nas visitas pastorais que realizou na Itália”. O Papa definiu o encontro “ainda mais significativo” porque “está no contexto do Ano Santo da Misericórdia, evento de relevância espiritual que viu já nestes dias a o afluxo em Roma de muitos peregrinos de várias partes do mundo”.

Também lembrou-lhes que neste momento eles “estão chamados a um compromisso maior para conseguir que as celebrações e os eventos relacionados ao Jubileu extraordinário se realizem de modo regular e positivo”. E referindo-se ao presépio ainda presente na praça de São Pedro, o Santo Padre convidou-os “a custodiar dentro de nós, seguindo o exemplo da Virgem Maria, o mistério que celebramos”.

“Maria deu-nos – disse-lhes Francisco – Jesus como princípio de vida nova. Essa criança é o verdadeiro consolador dos corações, a luz verdadeira que ilumina nossa vida vencendo a escuridão do pecado. Nele contemplamos o rosto da misericórdia de Deus Pai e recebemos um novo convite para converter-nos ao amor e ao perdão”.

Dessa forma, desejou-lhes que esta experiência espiritual acompanhe-os durante todo o Ano Santo: “Que o Jubileu da Misericórdia seja para todos um tempo forte do espírito, um tempo de reconciliação com Deus e com os irmãos”.

O Santo Padre também recordou-lhes que “todos nós temos necessidade de reconciliação, todos. Todos temos algo com um irmão, na família ou com um amigo… E este é o tempo da reconciliação e para fazer paz”, e assim, convidou-os a “experimentar esse consolo interior que sentiram os pastores de Belém”.

Ao concluir desejou-lhes que “o Senhor os proteja no cumprimento das tarefas” e que Maria, mãe de Jesus e nossa “esteja sempre próxima deles no momento de dificuldade”. E garantiu que quando os vê, sempre reza por eles “e faço-o de coração”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário