Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

3 anos de pontificado do Papa Francisco

Há 3 anos atrás, a 13 Março 2013, foi eleito o Papa Francisco.
 
Nesse dia, os olhares do mundo inteiro estavam fixos em Roma. Crentes e não crentes, por amor ao Papa seja ele quem for, ou por simples curiosidade, as expectativas eram muitas.
 
Quando apareceu a figura aparentemente frágil do Papa Francisco mas tão cheia de bondade os aplausos fizeram-se ouvir e a respiração contida do mundo inteiro tornou ao ritmo normal.
Desde os primeiros dias, o Papa Francisco fez-se notar pela forma como quebrou com formas públicas de aparecer, com a forma simples e directa dar conselho e doutrina. O mesmo de sempre e que sempre a Igreja afirmou, era dito de forma simples e directa, sem rodeios. 

É realmente extraordinário, simples, muito prático e concreto o nosso Papa Francisco. Pouco depois da sua eleição, na sua homilia do 19 de Março de 2013 deu logo conselhos tão concretos e terra a terra sobre a família:  “cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente (…) guardar com sinceridade as amizades. Sede guardiões dos dons de Deus!”

Dirigiu-se também a todos os que ocupam cargos de responsabilidade na economia ou no governo e política: “sejamos guardiões da criação; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo”

Este Papa sabe pôr o dedo nas feridas e apontar soluções. Sabe os males de que sofre o mundo em coisas tão concretas como o uso desmedido dos telemóveis e o mal que pode fazer na família. Há bem pouco tempo referiu sem rodeios e muito claramente que se desvia desligar os telemóveis ao jantar.

Recentemente e muito actual, lançou a primeira encíclica sobre o meio Ambiente. É de facto uma área de actuação urgente pois do bem-estar do planeta e da natureza depende a sobrevivência do ser humano.

Conselhos tão simples mas que ajudam tanto por serem fácil de pôr em prática, por serem o que é mesmo preciso fazer e por serem solução a muitos problemas de hoje.

Deus queira que as suas palavras frutifiquem no coração de todos os seus destinatários.







Rita Oliveira




Sem comentários:

Enviar um comentário