Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Disse o Papa ao Cardeal Cañizares: ‘Atualmente Espanha me preocupa’

Durante uma conferência, o arcebispo de Valência informou que o Santo Padre lhe disse no México que ‘é a hora da Igreja levar esperança’


El Cardenal Cañizares Durante La Conferencia (FOTO: A.SÁIZ/AVAN)

O cardeal arcebispo de Valência, Dom Antonio Cañizares Llovera, afirmou nesta segunda-feira à tarde que “não vejo uma opção pelos pobres em nenhum partido político, e que me perdoem meus amigos políticos, não vejo que haja realmente uma predilecção e preocupação pelos últimos, para nada, pode ter demagogia sobre eles, mas o que conta é outra coisa e assim não vamos a lugar nenhum”.

Ao analisar “o papel da Igreja na actual situação espanhola”, o cardeal Cañizares destacou que durante a visita ao México que fez na semana passada acompanhando o Papa Francisco, este insistiu que nestes momentos “não podemos resignar-nos”. Quando o prelado lhe agradeceu estas palavras “porque eram algo importante para a Espanha”, o Pontífice lhe respondeu que “nestes momentos Espanha me preocupa” e agora “é a hora da Igreja para dar esperança”, relatou o arcebispo. Para o cardeal Cañizares, esta viagem com o Santo Padre foi “como uns exercícios espirituais” conforme informou a agência de notícias da arquidiocese de Valência (AVAN).

Durante a conferência organizada no Ateneo Mercantil de Valência o cardeal indicou que no documento publicado pela CEE intitulado “A Igreja e os pobres”, que “tem uma transcendência muito grande, se vê por onde a igreja quer caminhar e o que quer contribuir para esta sociedade que está esquecendo os pobres, porque as forças políticas e as forças sindicais  estão esquecendo os pobres”. “A Igreja deve evangelizar os pobres”, enfatizou.

Dirigindo-se a mais de 500 pessoas, o cardeal Cañizares recordou o espírito da época da transição espanhola e da aprovação da Constituição “e o papel decisivo, naquele tempo, da Igreja, embora não se reconheça, porque trouxe uma palavra de paz, de uma igreja independente, não misturada com o poder, que pedia a reconciliação, uma Igreja que procurava a unidade”. Neste momentos “é necessário tomar este novo impulso no projeto comum que somos”, concluiu.

O presidente da CEE e cardeal arcebispo de Valladolid, Dom Ricardo Blázquez Pérez, e o arcebispo de Valência e membro do Comité Executivo representaram os bispos espanhóis na viagem apostólica do Papa Francisco ao México, acontecida do 12 ao 18 de Fevereiro.

Os dois cardeais viajaram a convite da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) e acompanharam o Santo Padre em todo o percurso da sua primeira visita ao país asteca.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário