Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

EUA e Rússia concordam um cessar-fogo na Síria

O governo de Al Assad e a principal aliança de oposição aderiram ao pacto assinado por Washington e Moscovo que permite a luta contra os grupos terroristas Isis e Jabhat al-Nusra

  Notícias do Mundo

Encontro entre os presidentes Putin e Al Assad (Foto: cortesia do El Kremlin)

Estados Unidos e Rússia anunciaram nesta segunda-feira em um comunicado conjunto a entrada em vigor de um cessar-fogo na Síria a partir da meia-noite do próximo dia 27. O Departamento de Estados dos EUA foi o responsável por espalhar a notícia, depois de algumas divergências existentes serem resolvidas, graças a uma conversa telefónica entre os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin.

O chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, já tinha falado no domingo, na capital do Reino Hachemita da Jordânia que já havia um princípio de acordo entre Washington e Moscovo para o cesse das hostilidades e que ambos os líderes iriam negociar os últimos detalhes do pacto.

Pouco depois do anúncio do cessar-fogo, o presidente sírio, Bashar al-Assad convocou eleições legislativas para o dia 13 de Abril de 2016. Além do mais, o Governo de Al Assad manifestou que aceita o “cesse das operações de combate” no seu território, segundo indicou o Ministério Assuntos Estrangeiros e Emigrantes à agência de notícias SANA.

Já a Comissão Suprema para as Negociações (CSN), principal aliança da oposição Síria, também assumiu provisoriamente este acordo.

A trégua do sábado, que se for cumprida colocaria um fim temporário a quase cinco anos de conflito, não vale para o auto-denominado Estado Islâmico (Daesh, no seu acrónimo em árabe) e nem para o Jabhat al-Nusra (subsidiária do Al Qaeda na Síria), considerados grupos terrorista pela ONU, e portanto, ambas formações jihadistas poderão continuar sendo atacadas.

“O cesse das hostilidades será aplicado a todas as partes implicadas no conflito sírio que tenham se comprometido a aceitar os seus termos”, destacou o Departamento de Estado na sua nota.

A trégua deveria ter entrado em vigor na sexta-feira passada, conforme estabelecido pelas grandes potências na cúpula em Munique, mas o aumento dos combates sobre o terreno e o crescente envolvimento da Turquia no conflito impediram o cesse das hostilidades.

No próximo dia 15 de Março cumpre-se um lustro do começo da guerra na Síria, que matou, até agora, mais de 260 mil pessoas.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário