Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

‘O que nos une é maior do que o que nos separa’, disse Francisco ao patriarca Abuna

O Papa convidou a Igreja Ortodoxa tawahedo da Etiópia a superar o fardo de mal-entendidos dolorosos “pelos quais pedimos perdão” e convida a realizar iniciativa comuns


El Papa y el patriarca Abuna de Etiopia

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, no Vaticano, o patriarca da Igreja Ortodoxa tawahedo da Etiópia, sua santidade Abuna Matthias I e a delegação que o acompanhava. O Papa e o Patriarca tiveram uma reunião privada e depois pronunciaram os seus respectivos discursos. Em seguida houve a troca de presentes.
A Igreja Ortodoxa Etíope tem actualmente 35 milhões de fieis, a maioria na África. É uma Igreja Oriental autocéfala, ou seja, que tem seu próprio patriarca autónomo desde 1959, porque antes dependia directamente do patriarca copta de Alexandria.

Durante seu discurso, o Papa recordou que, desde 2004, a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas orientais aprofundaram a sua comunhão através do diálogo teológico da Comissão Internacional Conjunta. E que, graças a isso, “descobrimos que temos quase tudo em comum”, e que é muito mais o que nos une do que o que nos separa.

Além disso, disse Francisco, os mártires e santos de todas as tradições eclesiais são já uma só coisa em Cristo, cujo martírio é um convite “para percorrer juntos os caminhos para uma unidade sempre mais plena”. 

E destacou a existência de grandes áreas de colaboração para ambas Igrejas em favor do bem comum e da protecção da criação, superando o “fardo de dolorosos mal-entendidos e de desconfiança, pelo qual pedimos perdão e a cura de Deus”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário