Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Perspectivas da ‘Deus Caritas Est’ dez anos depois

Congresso internacional no Vaticano com a participação de vários cardeais e estudiosos

  Igreja e Religião

El Último Saludo Del Papa Emérito En Castel Gandolfo. (Foto ZENIT Copyright CC Kenneth Drake)

Um congresso internacional intitulado “A caridade nunca acaba. Perspectivas dez anos depois da encíclica Deus caritas est” será realizado nesta quinta-feira e sexta-feira, 25 e 26 de Fevereiro na Sala Nova do Sínodo no Vaticano.

O congresso internacional, organizado pelo Pontifício Conselho Cor Unum, faz parte do programa de acontecimentos do Jubileu da Misericórdia e pretende examinar e aprofundar as perspectivas teológicas e pastorais da encíclica do Papa emérito Bento XVI no mundo de hoje, particularmente para aqueles que trabalham no serviço caritativo da Igreja. Entre os participantes encontram-se representantes das conferências episcopais e dos organismos de caridade católicos de todo o mundo.

O congresso começará com a saudação de boas vindas de mons. Giampietro Dal Toso, secretário de Cor Unum, depois do qual tomará a palavra o card. Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; seguido por Michel Thio, presidente da Confederação Internacional de São Vicente de Paulo.

Pela manhã palestrarão Marina Almeida Costa, directora da Cáritas de Cabo Verde; e Roy Moussalli, director executivo da Syrian Society for Social Development. Pela tarde falarão do significado do amor nas três religiões monoteístas o rabino David Shlomo Rosen, director do Departamento de Assuntos Religiosos do American Jewish Committer de Jerusalém, o prof. Saeed Ahmed Khan, docente na Wayne State University de Detroit (Estados Unidos) e o filósofo Fabrice Hadjadj, director do Instituto Philanthropos de Friburgo (Suíça).

O segundo dia será aberto com uma apresentação do cardeal Luis Antonio G. Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas) e presidente da Caritas Internationalis, intitulada “A importância da Deus caritas est para o serviço da caridade da Igreja hoje”, que será seguida pelas palestras de Alejandro Marius, presidente da Associação Civil Trabalho e Pessoa (Venezuela), e de Eduardo M. Almeida, representante no Paraguai da Inter-American Development Bank.

Ao meio dia, o Papa receberá os participantes do congresso no Palácio Apostólico e a sessão vespertina se abrirá com a palestra do rev. Prof. Paolo Asolan, docente na Pontifícia Universidade Lateranense (Roma) e do Prof. Rainer Gehrig, docente na Universidade Católica de Múrcia (Espanha).

Tanto no dia 25 quanto no dia 26 de Fevereiro às 18h, na Igreja de Santa Maria da Piedade no Campo santo dos Teutónicos haverá uma celebração eucarística. A primeira, presidida pelo cardeal Paul Josef Cordes, Presidente emérito de Cor Unum; a segunda pelo cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O Congresso será transmitido integralmente em streaming na web do Pontifício Conselho “Cor Unum”: www.corunumjubilaeum.va


in


Sem comentários:

Enviar um comentário