Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Portugal pede mais imigrantes “para dar o exemplo”

O primeiro-ministro Costa enviou uma carta para a Áustria, Grécia, Itália e Suécia expressando a intenção do seu país de receber 5.800 refugiados além do número exigido pela cotas da União Europeia

  Notícias do Mundo

Migrants (Wikimedia Commons)

Numa Europa em que muitos países levantam muros para defender as suas fronteiras de possíveis invasões de imigrantes, há um que derruba as barreiras para acolher os refugiados. É Portugal, cujo primeiro-ministro, António Costa, declarou a intenção de abrir as fronteiras para os refugiados de outros países da União Europeia como sinal de solidariedade. Costa enviou uma carta ao colega grego Alexis Tsipras e aos primeiros-ministros da Itália, da Áustria e da Suécia para expressar a sua intenção.

Na carta, Lisboa se oferece para abrigar 5.800 refugiados, além dos 4.500 já previstos no sistema de quotas da UE. Portugal se declara inicialmente capaz de acomodar 2.800 requerentes de asilo, mas diz que poderia acomodar outras 2.500 a 3.000 pessoas.

Costa reconhece que este gesto não resolverá o problema do afluxo massivo de imigrantes à Grécia e aos outros países mais expostos, mas insiste que é importante dar um sinal de acolhimento e de apoio em relação a outros países da UE. “Nós temos que ser um exemplo. Somos contra uma Europa fechada, que blinda as suas fronteiras para impedir a entrada de refugiados. Queremos uma Europa diferente”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário