Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

“Se não existe justiça, misericórdia e respeito à vida a autoridade é mera codícia”, disse o Papa

Na audiência geral desta semana o Santo Padre recorda que só Jesus pode curar as feridas e mudar a história

  Papa Francisco

Audiencia General CTV- Centro Televisivo Vaticano Una semana más, el papa Francisco se ha reunido en la plaza de San Pedro con miles de

Mais uma vez o Papa Francisco reuniu-se na praça de São Pedro com milhares de fieis vindos de todas as partes do mundo para escutar a sua catequese durante a audiência geral. Previamente, o Santo Padre percorreu os corredores como papamóvel saudando os peregrinos, de forma especial os menores.

Na catequese desta semana, o Papa reflectiu, continuando com a série iniciada há algumas semanas, sobre a misericórdia na perspectiva pública.

No resume da catequese, feito em português o Papa disse que “a Bíblia em diversas passagens nos fala dos perigos do poder e das riquezas. Em si mesmos, riqueza e poder podem ser bons e úteis ao bem comum, colocados ao serviço dos necessitados, com justiça e caridade”. Mas – advertiu o Pontífice – “quando são vividos como privilégio, egoísmo e prepotência, tornam-se instrumentos de corrupção e de morte, como aconteceu no caso da vinha de Nabot, narrado no primeiro Livro dos Rei”.

Portanto, disse Francisco, “Vemos aqui, através do exemplo do rei Acab, até onde leva a sede de riqueza e poder: transforma-se numa cobiça que nunca se sacia e que não mede esforços para alcançar o que deseja, chegando até a matar”. Contudo, continuou o Papa, “a misericórdia de Deus é maior do que a maldade do coração humano. Cristo, verdadeiro rei, cujo trono é a Cruz, exerce seu poder entregando a sua vida, mostrando assim que a ternura pode sanar as feridas do pecado e mudar o mundo”.

Em seguida o Papa Francisco cumprimentou os fieis de língua portuguesa, especialmente “os fiéis de Leiria-Fátima, Nova Oeiras e Lisboa, bem como os fiéis vindos do Brasil”. Assim, fez votos de que “a vossa peregrinação quaresmal a Roma fortaleça em todos a fé e consolide, no amor divino, os vínculos de cada um com a sua família, com a comunidade eclesial e com a sociedade”. “Que Nossa Senhora vos acompanhe e proteja!”

Depois dos resumes da catequese nas diversas línguas, o Papa dedicou umas palavras aos enfermos, aos recém-casados e aos jovens.

Recordando que a quaresma é um tempo favorável para intensificar a vida espiritual, desejou aos jovens que a prática do jejum seja de ajuda “para adquirir mais domínio de si mesmo”. Da mesma forma pediu que a oração seja para os enfermos “o meio para encomendar a Deus os vossos sofrimentos e senti-lo cada vez mais próximo”. E para concluir, exortou que as obras de misericórdia ajudem os recém casados “a viver a vossa existência conjugal abrindo-a às necessidades dos irmãos”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário