Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

2016 - Ano Internacional das Leguminosas, declarado pela ONU

A ervilha

A ervilha (Pisum sativa) é uma leguminosa muito comum na alimentação mediterrânica. É uma planta anual, da qual existem mais de 200 variedades. Enquanto planta, resiste bem ao frio, por isso se pode plantar no inverno e colher em Fevereiro, Março, conforme as regiões.

Consegue captar o azoto do ar, por isso é denominada adubo verde, tal como outras leguminosas, pois têm rizóbios nas raízes Os rizóbios são bactérias muito conhecidas devido à capacidade que possuem em fixar o azoto atmosférico quando em simbiose com leguminosas.

As ervilhas são cultivadas há milhares de anos, sendo o ponto de foco localizado na Síria e Turquia, sendo associadas à difusão da agricultura na Europa durante o Neolítico.

O ponto alto da colheita para a indústria é de meados de Abril a finais de Maio, com um grão semi-maduro. Pode-se consumir em verde, forma mais comum na Europa e nos países desenvolvidos, em em seco, nos países menos desenvolvidos, que aproveitam, assim, a melhor facilidade de comercialização.

Quem não se lembra da preparação laboriosa desta leguminosa, que era retirada manualmente, das vagens verdes e carnudas? Hoje em dia, com o desenvolvimento das indústrias agrícolas, pode ser facilmente comprada nos supermercados, já preparada, e condicionada. Mas atenção: o congelamento da ervilha não pára totalmente o seu endurecimento, pelo qual se tem de atender bem às datas de conservação e à qualidade do processo de congelação a que foi sujeita. No nosso imaginário, a dureza da ervilha está mesmo associada a uma história, a história da princesa e da ervilha, em que a sensibilidade de uma princesa é posta à prova pela sensibilidade em que detectou esta semente por cima de um montão de colchões durante o sono.

As ervilhas são alimentos altamente nutritivos. Elas fornecem cerca de 80 calorias por 100 gramas de consumo. São uma fonte de hidratos de carbono e fibras alimentares, Além de serem ricas em vitaminas A, B,  C, vitamina E e K,as ervilhas são também boas fontes de minerais como o zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro.

São de baixo índice glicemia, portanto, podem ser consumidas por diabéticos, são ricos em antioxidantes como a vitamina E e contém substâncias que têm propriedades anti-inflamatórias. Por isso, são benéficas contra o stress oxidativo e ajudam a reduzir o aparecimento de diabetes do tipo 2, fazem bem ao coração e combatem o colesterol mau.

O prato mais comum é ervilhas com ovos escalfados, mas pode acompanhar carne de vaca, entrecosto, pode-se fazer arroz de ervilhas. Tem um sabor adocicado que é muito do gosto dos portugueses, e muitas crianças adoram comer estas ’bolinhas’ pelo seu aspecto, textura e paladar. Mas elas percorrem o mundo inteiro, e na Índia são muito apreciadas depois de fritas, para acompanhamento.

Rita Beirão
agrónoma

Sem comentários:

Enviar um comentário