Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

Dois gestos: Jesus lavando os pés e Judas como no atentado de Bruxelas

O Papa pede no centro de acolhida de refugiados que cada um, no seu idioma e religião, peça a Deus a paz e fraternidade

  Papa Francisco

El Papa Celebra Entre Los Refugiados En Un Centro De Recepción De Roma (Foto CTV - Osservatore Romano)
O Santo Padre Francisco celebrou nesta quinta-feira pela tarde a Missa in Coena Domini em um centro de acolhida de imigrantes nas redondezas de Roma, onde estão 892 hóspedes de 26 nacionalidades, dos quais 554 são muçulmanos, 337 cristãos e 2 hindus.

Lava-pés
As medidas de segurança foram definidas pelos jornalistas como elevadas. Eles tiveram que deixar o Centro de recepção de requerentes de asilo (CARA, na sigla em italiano), antes da chegada do Santo Padre. Não se aceitaram câmaras além daquelas do Centro Televisivo do Vaticano.

O Santo Padre chegou num Golf azul, e cumprimentou as autoridades e três intérpretes que o ajudam no final da missa com os refugiados: Ibrahim do Afeganistão, Boro de Mali e Segen da Eritreia.

A Missa da Ceia do Senhor começou no pátio exterior da estrutura, seguida pelo rito do lava-pés. Lá estavam também os clérigos muçulmanos, um imã que cuida do centro de refugiados e outro de uma cidade vizinha.

O Papa lavou os pés de 12 pessoas: três muçulmanos, um hindu, três cristãos coptas e cinco católicos (quatro homens e uma mulher).

Em sua homilia, o Santo Padre destacou dois gestos: “Jesus que serve, que lava os pés, ele que era o chefe e lavava os pés dos seus, dos menores, um gesto”. E outro “o dos inimigos de Jesus, daqueles que não querem a paz com Jesus, que pegam o dinheiro com o qual o traem, as 30 moedas”.

E observou que ainda hoje existem dois gestos: aqui “todos nós juntos, muçulmanos, hindus, católicos, coptas, evangélicos, irmãos, filhos do mesmo Deus, que queremos viver em paz, integrados, um gesto”. E por outro lado, “Três dias atrás, um gesto de guerra, de destruição, em uma cidade da Europa, as pessoas que não querem viver em paz”.

E “por trás desse gesto, como por trás de Judas, estavam aqueles que haviam dado o dinheiro para que Jesus fosse entregue; por trás desse outro gesto estão os traficantes de armas que querem o sangue, não a paz, que querem a guerra, não a fraternidade”.

“Vocês, nós, todos juntos – continuou o Santo Padre – temos diferentes religiões, culturas diferentes, mas somos filhos do mesmo Pai, irmãos”. E explicou que “quando eu fizer o mesmo gesto de Jesus, de lavar os pés dos doze, todos nós fazemos o gesto da fraternidade e todos nós dizemos, somos diferentes, somo diferentes, temos diferentes culturas e religiões, mas somos irmãos e queremos viver em paz. E este é o gesto que eu faço com vocês”.

Francisco lembrou que “cada um de nós tem uma história própria, cada um de vocês tem uma história em cima. Tantas cruzes e tantas dores, mas também têm um coração aberto que quer a fraternidade”.

Por isso pediu: “Cada um, na sua língua religiosa, reze ao Senhor para que esta fraternidade se contagie no mundo, para que não haja mais as trinta moedas para assassinar o irmão, e para que sempre haja fraternidade e bondade”.

O Papa no final da missa, cumprimentou um por um, os centenas de refugiados presentes.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário