Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Governo chinês aperta o cerco contra qualquer oposição

O caso mais recente é o da detenção de Yan Xin, segundo informa a fundação pontifícia AIS, um proeminente colunista que publicou recentemente uma carta aberta em que criticava as políticas do presidente chinês, Xi Jinping, sugerindo a sua demissão “para o bem” da China

  Igreja e Religião

Foto: Fundação AIS
São cada vez mais frequentes as notícias da prisão na China de pessoas relacionadas com algum tipo de contestação ao poder absoluto com que Pequim governa o país.

O caso mais recente é o da detenção de Yan Xin, segundo informa a fundação pontifícia AIS, um proeminente colunista que publicou recentemente uma carta aberta em que criticava as políticas do presidente chinês, Xi Jinping, sugerindo a sua demissão “para o bem” da China.

Segundo o seu advogado, Yan Xin foi preso quando tentava embarcar de Pequim para Hong Kong, não tendo as autoridades policiais fornecido quaisquer detalhes concretos das razões da prisão.

O polémico texto contestando as políticas governamentais foi publicado no site “Watching”, também conhecido como “Wujie News”, no passado dia 4 de Março, tendo Yan Xin defendido a renúncia do presidente chinês, acusando-o de “culto de personalidade” e de ter “acumulado” muito poder nos últimos anos.

A prisão de Yan Xin, é apenas o mais recente episódio do que parece ser uma campanha das autoridades comunistas contra diversos sectores da sociedade ligados à defesa dos direitos dos cidadãos.

Tal como a Fundação AIS também noticiou recentemente, foram detidos na China, apenas desde Julho do ano passado, cerca de 250 advogados relacionados na sua maioria com processos que envolvem precisamente questões de liberdade de expressão ou de culto.

Efectivamente, os casos mais graves no que diz respeito à liberdade religiosa têm ocorrido na província de Zhejiang, com uma agressiva campanha das autoridades de remoção de cruzes das igrejas.

Só desde o início do corrente ano, calcula-se que terão sido removidas cerca de meia centena de cruzes das igrejas e templos cristãos nesta província chinesa.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário