Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

O Papa na audiência: ‘Deus ao perdoar ensina que o seu amor é maior do que o meu pecado’

Na Praça de São Pedro, o Santo Padre concluiu a catequese sobre a misericórdia no Antigo Testamento

  Papa Francisco

O Papa na audiência na praça de São Pedro
(ZENIT – Cidade do Vaticano). – Em um dia no qual se notava o começo da primavera na Itália, o Papa Francisco realizou a audiência geral das quartas-feiras em uma Praça de São Pedro adornada com com flores devido à Páscoa, dedicando a catequese neste Ano Jubilar à misericórdia no Antigo Testamento.

Nesta quarta-feira a Praça de São Pedro estava enfeitada com flores por causa da Páscoa.

O Santo Padre entrou na praça, como de costume, no papa-móvel, cumprimentando o vários milhares de fiéis presentes e abençoando as crianças que se aproximavam enquanto passava, ou até mesmo parava o veículo, bem como os doentes que o esperavam.

“Com a meditação do Salmo 51, chamado de Miserere, terminamos as nossas catequeses sobre a misericórdia no Antigo Testamento”, disse o Santo Padre. E recordou que trata-se de um salmo penitencial que, segundo uma antiga tradição judaica, expressa o arrependimento do rei David depois do seu pecado com Betsabé.

“Convida-se a quem reza com este salmo – continuou o Papa – a ter esses mesmos sentimentos de arrependimento e confiança em Deus. O salmo começa com uma invocação a Deus misericordioso, porque é o único que pode libertar do pecado. Manifesta-se assim que o desejo mais profundo do homem, o que mais precisa na sua vida é ser perdoado, ver-se livre do mal e das suas consequências”.

Francisco disse que “o seu perdão, Deus nos ensina que o seu amor é maior do que o nosso pecado” e também disse que “nos assegura que Ele nunca nos abandona”. Além do mais o salmista “sabe que o perdão de Deus é realmente eficaz, porque não esconde o pecado mas o destrói, o apaga, e dessa forma, o pecador passa a ser uma criatura nova, com um coração novo e uma vida nova”.
Por fim, o Papa recordou, “o salmo nos fala que quem foi perdoado e abriu-se à graça divina pode ensinar os outros a não mais pecar”.

Pelo final da audiência o Papa saudou em várias línguas aos peregrinos, e dirigindo-se aos de língua portuguesa, fez especial menção aos jovens vindos de Portugal e do Brasil.

E o Papa concluiu: “Desça, generosa, pela intercessão da Virgem Maria, a Bênção de Deus sobre cada um de vós e vossas famílias. Obrigado!”


in


Sem comentários:

Enviar um comentário