Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

30 abril . 18.00 . Freddy Kempf e Orquestra Sinfónica Portuguesa


 
imagem
imagem
imagem
O concerto com Freddy Kempf e a Orquestra Sinfónica Portuguesa
está perto de atingir lotação máxima. Adquira os seus bilhetes.
imagem

Freddy Kempf estreia-se com a Orquestra Sinfónica Portuguesa em concerto que celebra o génio de Mozart.
imagem

Reza a história que, na noite de 28 de outubro de 1787, Wolfgang A. Mozart não tinha escrito ainda a ‘Abertura’ para a sua ópera Don Giovanni, K.527, que se estrearia na noite seguinte. Após um serão de conversa e bebida com amigos, Mozart regressa a casa por volta da meia-noite e, em cerca 3 horas, escreve uma das mais geniais páginas da História da Música. Episódios como este atestam a facilidade de Mozart em compor obras de génio que desafiam as leis da natureza humana. O Concerto n.º 22 em Mi bemol Maior para piano e orquestra, K.482 foi estreado em Viena a 23 de dezembro de 1785 com o próprio Mozart ao piano, numa altura em que ele se ocupava já na composição de Le Nozze di Figaro. Dos 27 concertos para piano que escreveu, este é o primeiro onde utiliza o clarinete numa partitura de uma elegância particularmente aristocrática e de uma escrita por vezes difícil para o solista. Não existem provas concludentes que nos garantam que a estreia da Sinfonia n.º 40 em Sol Menor, K.550, tenha ocorrido durante a vida do compositor. Terminada em 1788, esta sinfonia em quatro andamentos é, a par da Sinfonia n.º 25, a única que Mozart escreveu num tom menor.
imagem
imagem
brevemente
MAIO
imagem
imagem
imagem

imagem
Messa da Requiem, de Giuseppe Verdi,
tem lotação esgotada.

Messa da Requiem
de Giuseppe Verdi
imagem

Verdi reverenciava dois vultos maiores da cultura italiana: Gioachino Rossini e Alessandro Manzoni. Considerava o primeiro o maior compositor italiano de ópera, e a obra do segundo, I promessi Sposi, permaneceu à cabeceira de Verdi até à sua morte.

Quando, em 1868, morre Rossini, Verdi convida 13 compositores italianos a escrever conjuntamente um Requiem dedicado ao mestre de Pesaro. Por razões várias, a representação foi cancelada nove dias antes da estreia. Todavia, quando em 1873, sabe do desaparecimento de Manzoni, Verdi, a partir do ‘Dies Irae’ já esboçado para o requiem de Rossini, compõe um Requiem à memoria do ilustre poeta e escritor.

Dirigida pelo compositor, Messa da Requiem estreia-se na Igreja de São Marcos, Milão, em 1874.
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

imagem
Este concerto, com Artur Pizarro [piano], Joana Carneiro [direção musical]
e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, pode atingir lotação esgotada.
Aconselhamos vivamente a aquisição antecipada dos seus bilhetes.
imagem

15 de maio, 17 horas
Centro Cultural de Belém


Luís Tinoco

Incipit [Estreia em Portugal, encomenda TNSC]
Maurice Ravel
Concerto em Sol Maior para piano e orquestra
Béla Bartók
Concerto para Orquestra

Incipit – palavra latina que em composição musical, designa uma sequência inicial de notas – é o título da obra encomendada a Luís Tinoco para celebrar os 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro onde se estreou em junho de 2015.

O Concerto em Sol Maior para Piano e Orquestra, de Maurice Ravel, foi escrito entre 1929 e 1931 e os seus três andamentos são acentuadamente influenciados pelo jazz que tanto marcou Ravel durante a sua digressão aos Estados Unidos, em 1928.

O Concerto para Orquestra, de Béla Bartók, uma das suas obras mais conhecidas e acessíveis, foi composto em Nova Iorque em 1943 e estreado no ano seguinte. Tal como título sugere, os vários naipes da orquestra são tratados como solistas.



Este programa será apresentado, pelos mesmos artistas, a 25 de junho, no Porto, na Casa da Música.
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
Lindane e Dalmiro
pode, em breve, atingir lotação esgotada.
Adquira, logo que possível, os seus bilhetes.
imagem

Escassos são os dados biográficos de João Cordeiro da Silva.
Sabemos, contudo, que nasce em Elvas, em 1735, e que morre em Lisboa, possivelmente em 1808.

Lindane e Dalmiro foi ouvida, pela primeira vez, no Real Teatro da Ajuda em 1789 e terá, em maio, no Salão Nobre de São Carlos, a sua estreia nos tempos modernos.
imagem



 

Sem comentários:

Enviar um comentário