Páginas

domingo, 24 de abril de 2016

Afirmações do Santo Padre sobre a Cáritas


Francisco recebeu hoje uma delegação da Cáritas Itália

Cidade do Vaticano, 21 abr 2016 (Ecclesia) - O Papa sublinhou hoje no Vaticano o papel da Cáritas enquanto motor de consciencialização para o bem-comum e para a solidariedade entre os povos, durante uma audiência com membros da Cáritas Itália.

Num discurso publicado pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco lembrou que “diante dos desafios e contradições deste tempo, a Caritas tem a difícil mas fundamental tarefa de fazer com que o serviço caritativo se torne um compromisso” social, de todos e para todos, sempre adequado “às necessidades e aos tempos”

Segundo o Papa argentino, isso implica “educar pessoas e grupos” para a corresponsabilidade e cidadania, a começar na “família, Igreja doméstica”, e “consciencializar as Igrejas locais e os fiéis ao sentido e dever da caridade”.

Francisco salientou depois que todos quantos integram este trabalho devem assumir “o compromisso de um amor concreto por todo o ser humano, com uma opção preferencial pelos pobres”.

A audiência do Papa com os representantes da Cáritas italiana aconteceu no âmbito de uma conferência que o organismo solidário católico promoveu na cidade de Sacrofano, nas imediações de Roma.

Um evento que contou com a participação de membros da Cáritas vindos de todas as dioceses italianas e que serviu para avaliar o trabalho feito e perspetivar o futuro da organização, criada em 1972.

Sobre a conferência, o Papa destacou a importância de “aprofundar e orientar melhor o que até agora foi feito e desenvolvido”, sempre “com fidelidade renovada ao Evangelho e ao mandato recebido”.

Uma forma de explorar “novas estradas e confronto e avaliação”, complementou.

JCP


Sem comentários:

Enviar um comentário