Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2016

São Marcos Evangelista

O Evangelista São Marcos, é apenas o começo da Boa Notícia. O autor, em seu Evangelho, deixa claro que sua obra não é completa e que, para chegar ao fim, supõe que o leitor tome a decisão de continuar o livro através de sua própria vida, tornando-se discípulo de Jesus



A principal fonte de informações sobre a vida de São Marcos está no livro Actos dos Apóstolos. Filho de Maria de Jerusalém e primo de Barnabé, não pertenceu ao grupo dos doze apóstolos originais. Foi baptizado pelo próprio Pedro, que costumava frequentar a casa de seus pais, juntamente com Maria mãe de Jesus e outros cristãos primitivos. Assim já fazia parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém.

Depois acompanhou Barnabé e Paulo na volta à Antioquia em viagem missionária, onde actuou como auxiliar de Paulo, mas quando chegaram a Perge, na Panfília, desentendeu-se com o apóstolo, deixou-os e voltou para Jerusalém. Depois, com Barnabé, embarcou para à ilha de Chipre, na sua primeira viagem apostólica, onde fundou Comunidades e depois foi para Roma visitar e vencer suas mágoas com Paulo, prisioneiro naquela cidade. Seu nome aparece nas epístolas de Paulo, que se refere a ele como um de seus colaboradores que enviavam saudações de Roma.

Em Roma, trabalhou com Pedro durante um tempo considerável do seu ministério, gozando da sua íntima amizade, e auxiliando-o como seu intérprete, pois este, dirigindo-se aos fiéis do Ponto, da Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, saúda-as em nome do evangelista, a quem afectuosamente chamava de filho.

Neste período começou a escrever seu evangelho com base nas pregações de Pedro, e passou difundindo seu evangelho por Chipre, na Ásia Menor e fixou-se no Egipto, na cidade de Alexandria. Que segundo a tradição, na cidade egípcia fundou e foi o primeiro Patriarca da Igreja em Alexandria.

Após os martírios de Pedro e Paulo, ele também foi martirizado em Alexandria, no dia da Páscoa, enquanto celebrava o santo sacrifício da Missa, e teve seu corpo arrastado por uma parelha de cavalos, aos 54 anos.

Seu Evangelho, que teria sido concluído antes de sair de Roma, destinou-se aos cristãos provenientes do paganismo e tem um estilo simples e vigoroso em seus 661 versículos. É o mais curto se comparado aos demais, mas traz uma visão toda especial, de quem conviveu e acompanhou a paixão de Jesus quando ainda era criança. Contou com maestria a vida do divino personagem que sequer chegou a conhecer, conseguindo narrar os milagres de Jesus de forma mais simples e clara.

Na Itália seu nome está ligado à cidade de Veneza, para onde mercadores venezianos provenientes de Alexandria, transportaram o que diziam ser as suas relíquias e a cidade veneziana o tomou como padroeiro desde então.

Alguns estudiosos defendem que a casa onde se celebrou a Última Ceia, quando Jesus instituiu a eucaristia, era a de seus pais e que o Jardim de Getsemani pertencia a sua família. E que, também, foi naquela casa que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo, após a ressurreição.

Seu símbolo como evangelista é o leão e a Igreja Católica festeja seu dia em 25 de Abril, data em que o evangelista teria sido martirizado.

O Evangelista São Marcos, é apenas o começo da Boa Notícia. O autor, em seu Evangelho, deixa claro que sua obra não é completa e que, para chegar ao fim, supõe que o leitor tome a decisão de continuar o livro através de sua própria vida, convertendo-se e tornando-se discípulo de Jesus. “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”, disse Jesus ao povo. Marcos, 1, 14-15.

Pedimos a intercessão de São Marcos, que para nós brilhou como uma estrela de primeira grandeza na história da nossa Igreja, que a essência do cristianismo: “O reino de Deus chegou”, chegue a cada um dos homens, encontre um acesso para suas almas e estes o acolhem.

São Marcos, rogai por nós!


in


Sem comentários:

Enviar um comentário