Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Assédio virtual

Cyberbullying ou assédio virtual é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.

Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente.

Quando o bullying é presencial, a pessoa é agredida psicologicamente, através de apelidos pejorativos ou outros constrangimentos, ou ainda, através de agressões físicas por um atacante mais forte.

O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anónima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de ameaças com conteúdos ofensivos e caluniosos. Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos.

As pessoas agredidas pelo cyberbullying apresentam sintomas bastante parecidos com os do bullying, tais como: distúrbios do sono, problemas de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, ansiedade, dores de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos, como desejo de morrer, entre outros.

Em casos extremos, algumas vítimas de cyberbullying são atacadas de uma forma tão agressiva que são levadas a cometer suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na internet. Face a tal calamidade todo o cuidado é pouco e mais vale prevenir do que remediar.
 

Maria d´Oliveira





Sem comentários:

Enviar um comentário