Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fátima: Visita do Papa em 2017 com programa por definir

«Não se compreende Fátima sem o Papa nem o Papa Francisco sem Fátima», disse D. António Marto

Fátima, Santarém, 12 mai 2016 (Ecclesia) - O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse hoje que os bispos desconhecem ainda de que forma é que o Papa vai concretizar a sua “intenção de vir a Fátima” em 2017, no centenário das aparições.

D. Manuel Clemente falava aos jornalistas, em conferência de imprensa, no lançamento da peregrinação internacional do 13 de maio, que marca o início das celebrações do ano do centenário.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, por sua vez, disse à Agência ECCLESIA que "não se compreende Fátima sem o Papa nem o Papa Francisco sem Fátima".
O  prelado citou a intervenção do Papa na última audiência geral sobre o 13 de maio, realçando que na mesma já era visível uma preocupação com "o núcleo da mensagem", evocando ainda a "devoção" de São João Paulo II.

"São pequenos sinais para dizer que vem", prosseguiu.

O cardeal-patriarca tinha recordado que a intenção de vir a Fátima no próximo ano foi já manifestada pelo Papa, de forma pessoal, a D. António Marto, aos bispos portugueses, na visita ‘ad Limina’, e a si próprio, durante o Sínodo dos Bispos, “Até agora, não sabemos mais do que isto”, acrescentou.

D. Manuel Clemente disse esperar que o Papa venha “de véspera, pelo menos”.
“Sabemos que vem a Fátima, assim tenha saúde”, acrescentou.

O Papa Francisco explicou em setembro de 2015, num entrevista à Renascença, que a visita a Fátima, em 2017, deverá ser curta.

“É mais fácil ir a Portugal, porque podemos ir e voltar num só dia, um dia inteiro, ou, quanto muito, ir um dia e meio ou dois dias”, adiantou.

A Conferência Episcopal Portuguesa e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram convites formais ao Papa argentino para que este visite Portugal em 2017, por ocasião da celebração do centenário das Aparições.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI em (13 de maio de 1967), João Paulo II (12 a 15 de maio de 1982; 10 a 13 de maio de 1991; 12 e 13 de maio de 2000) e Bento XVI (11 a 14 de maio de 2010).

São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

PR/OC


in


Sem comentários:

Enviar um comentário