Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Media: Igreja cria prémio de jornalismo «D. Manuel Falcão» para distinguir quem busca «a verdade»

(D. Manuel Falcão) Foto: LFS/Agência ECCLESIA
Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais destaca legado do bispo que dá nome ao novo galardão

Lisboa, 05 mai 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNSC), da Igreja Católica, vai lançar hoje o prémio de jornalismo ‘D. Manuel Falcão”, por ocasião da celebração do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o diretor do SNCS sublinha a intenção de, com este galardão, “homenagear D. Manuel Falcão, que foi um precursor daquela que é atualmente a realidade católica no mundo da comunicação”.

O padre Américo Aguiar recorda que foi graças ao “empenho” do bispo, já falecido, que surgiram nas últimas décadas projetos como “o SNCS, a própria Agência ECCLESIA e tantos outros serviços que hoje a Igreja em Portugal tem”.

Um homem que se destacou pela “precisão” na linguagem, pela “avaliação das realidades, dos sinais dos tempos” e pelo “respeito pelas diferentes perspetivas” e que, segundo o sacerdote, pode ser “muito inspirador” para a classe jornalística atual.

E depois, o prémio ‘D. Manuel Falcão’ pretende distinguir todos os profissionais de comunicação “que se esforçam verdadeiramente” em levar ao público em geral “a verdade” dos “acontecimentos da vida e da sociedade”, em “cada tempo e contexto”.

“Porque quer os jornalistas quer a Igreja querem a mesma coisa, que a verdade seja apresentada aos destinatários, aos leitores, aos telespetadores, aos ouvintes e cibernautas”, frisa o diretor do SNCS.

O prémio de jornalismo ‘D. Manuel Falcão’, que vai ser lançado esta tarde durante um encontro com jornalistas no âmbito do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016 (08 de maio), terá caráter anual e vai ser aberto à comunicação social em geral.

D. Manuel Falcão (1922–2012), antigo bispo auxiliar de Lisboa e bispo de Beja, destacou-se entre outros projetos pela criação do Secretariado de Informação Religiosa e para a publicação de dois boletins, o ‘Boletim de Informação Pastoral’ (1959-1970), e o ‘Boletim Diocesano de Pastoral’ do Patriarcado (1968-1975).

Na Diocese de Beja, o bispo manteve durante mais de duas décadas uma coluna de opinião no jornal ‘Notícias de Beja’, que utilizou para analisar e refletir sobre os acontecimentos numa perspetiva cristã.

JCP


in


Sem comentários:

Enviar um comentário