Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Media: Igreja distinguiu antigos responsáveis pelo Secretariado das Comunicações Sociais

Cónegos António Rego e João Aguiar receberam prémio «D. Manuel Falcão»

Lisboa, 05 mai 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), da Igreja Católica, entregou hoje de forma honorífica o prémio de jornalismo ‘D. Manuel Falcão’ a dois antigos responsáveis deste organismo, os cónegos António Rego e João Aguiar.

A cerimónia decorreu durante a sessão de apresentação do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais (8 de maio), que decorreu no Museu de São Roque, em Lisboa.

O diretor do SNCS, padre Américo Aguiar, falou numa “edição prévia” que visou distinguir duas personalidades a quem a Igreja Católica “deve muito”.

O padre António Rego nasceu na Vila de Capelas, São Miguel (Açores), em 1941; como estudante e jovem sacerdote começou a trabalhar em projetos jornalísticos, na imprensa, na rádio e na televisão, primeiro em território açoriano e depois em órgãos de comunicação nacionais.

O sacerdote estudou Comunicação Social em França e realizou centenas de programas na Rádio Renascença e na Radiodifusão Portuguesa; criou o programa de rádio ‘Hoje é Domingo’, tendo ainda assinado textos de opinião no ‘Diário de Notícias’.

António Rego realizou mais de 1500 programas de televisão na RTP e na TVI, com reportagens de temática religiosa nos cinco continentes.

O antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais foi nomeado pelo agora Papa emérito Bento XVI como consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Santa Sé).

O cónego João Aguiar, por sua vez, é o atual presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença, integrando há décadas os quadros da emissora católica portuguesa, onde desempenhou, entre outras, as funções de diretor do Centro de Produção do Porto e de diretor de Informação; foi ainda diretor do ‘Diário do Minho’, da Arquidiocese de Braga.

João Aguiar Campos nasceu no ano 1949 em S. João do Campo, Terras de Bouro (Braga); entre 1974 e 1976 frequentou Ciências da Informação na Universidade de Navarra, em Espanha.

Em 2011 foi nomeado diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, cargo que ocupou até ao início do último mês de abril.

O prémio de jornalismo ‘D. Manuel Falcão’, de caráter anual, vai ser aberto à comunicação social em geral.

O padre Américo Aguiar explicou que a iniciativa quer chamar a atenção para os desafios do “exercício da missão do jornalista”, na busca da “verdade”.

O diretor do SNCS realçou que D. Manuel Falcão é um “nome que gera muito consenso” e foi um “exemplo” para quem se dedica ao jornalismo.

Na cerimónia marcaram presença familiares do falecido bispo de Beja e o seu sucessor no cargo, D. António Vitalino.

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo ligado à Conferência Episcopal Portuguesa, é proprietário da ECCLESIA, marca institucional da presença da Igreja na área dos media; produz e distribui informação em diferentes plataformas: internet (portal de informação www.agencia.ecclesia.pt), imprensa (Semanário ECCLESIA), rádio (programa ECCLESIA na Antena 1) e televisão (programa ECCLESIA e programa ‘70x7’, na RTP2; programa ‘Oitavo Dia’, na TVI).

OC


in


Sem comentários:

Enviar um comentário