Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Beja: Catedral acolhe concerto de encerramento do Festival Terras sem Sombra

Ação de biodiversidade realiza-se «na confluência das Ribeiras de Terges e Cobres», este domingo

Beja, 18 jun 2016 (Ecclesia) – A catedral de Beja recebe hoje o concerto de encerramento do Festival Terras sem Sombra 2016 com o ensemble vocal e instrumental de música antiga ‘La Grande Chapelle’, dirigido pelo maestro Albert Recasens, a partir das 21h30.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, que promove o Festival Terras sem Sombra (FTSS) destaca que a edição de 2016 termina com “chave de ouro” uma temporada de concertos que “fizeram história no Baixo Alentejo”.

‘Inesperado Resgate: Compositores Portugueses na Espanha do Siglo de Oro’ é o tema do concerto do “ensemble” vocal e instrumental de música antiga ‘La Grande Chapelle’, dirigido pelo maestro Albert Recasens, a partir das 21h30 deste sábado na Catedral de Beja, numa iniciativa em parceria com o município local.

A organização informa que o maestro Albert Recasens, natural de Cambrils, Tarragona, começou o “ambicioso projeto de recuperação do património musical peninsular” em 2005, com a fundação de ‘La Grande Chapelle’ e da etiqueta ‘Lauda’, cuja direção artística assume desde 2007.

Na manhã seguinte, a partir das 10h00 deste domingo, o Festival Terras sem Sombra dinamiza a habitual ação de defesa e alerta da biodiversidade intitulada ‘Entre Ribeiras: Na Confluência das Ribeiras de Terges e Cobres’.

A atividade que alia turismo de natureza e sustentabilidade realiza-se num percurso entre duas ribeiras e um barranco afluente “cuja vegetação foi sabiamente salvaguarda”, ao longo de muitos anos, pelos proprietários da herdade e no final os participantes na “unidade-modelo de agroturismo” Herdade dos Xistos têm à sua espera “um conjunto de descobertas, o potencial natural e o saber fazer”.

O Departamento do Património Histórico e Artístico assinala ainda que no coração do distrito de Beja vão realizar “uma evocação” a Armando Sevinate Pinto [1946-2015], engenheiro agrónomo que foi, por exemplo, ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas entre 2002-2004 e o primeiro presidente do Conselho de Curadores do Festival Terras sem Sombra.

A 12.ª edição do FTSS com o tema «Torna-Viagem: o Brasil, a África e a Europa (Da Idade Média ao Século XX)» foi para o terreno em Almodôvar, a 21 de fevereiro, e percorreu mais sete municípios - Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja - com o formato habitual de conjugar cultura, património, música nos sábados à noite e na manhã seguinte dedicar-se à promoção e defesa da biodiversidade do Baixo Alentejo.

CB


in


Sem comentários:

Enviar um comentário