Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Newsletter nº 18 - Junho 2016





Boletim Informativo


Junho 2016



JUNTA DE FREGUESIA APOIA NOVO LIVRO DE GERMESINDO SILVA
No passado dia 14 de Junho o Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Ruas, esteve presente no lançamento do livro de Germesindo Silva, “Os Expostos do Concelho de Grândola”. O livro, cofinanciado pela Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros, dedica um parte importante a esta Freguesia, mas também à extinta Freguesia de São Mamede do Sádão, ajudando a recuperar a memória esquecida de um território cuja história é tão especial. O livro está disponível na sede da Junta de Freguesia, e constitui mais um importante marco na promoção desta Freguesia como central no desenvolvimento do concelho e de Grândola nos últimos 5 séculos.

AVANÇA CONCLUSÃO DO CALCETAMENTO DA AVENIDA FRÉDÉRIC VELGE
Entre 2009 e 2013 foi crucial o investimento na requalificação urbana do Lousal, passando o pó e a lama a dar lugar a calçadas, lugares de estacionamento e ruas pavimentadas. Nesse período foi também possível assistir ao aparecimento de lugares de lazer, fundamentais para a vivência em comunidade e que aprofundam as relações de vizinhança que constituem um pilar fundamental das aldeias e vilas do nosso país.
Entre 2013 e agora, tornou-se mais difícil a concretização de projetos que continuem esta tão importante obra de dignificação do espaço urbano, e como tal, a Junta de Freguesia tem sempre de recorrer a parcerias públicas e privadas para garantir que o trabalho é continuado a bem das nossas comunidades. Assim, avançará para a conclusão do calcetamento da Avenida Frederic Velge, em duas fases distintas: a primeira que será a colocação do lancil que dá continuidade da baixa da avenida até à pensão, e uma segunda fase que será a colocação de pedra calcária que preencherá toda essa zona e que conclui o calçadão da avenida. Defendemos, como sempre o fizemos, que a Avenida Frederic Velge, como via principal da antiga Aldeia Mineira, deve cumprir a regra do uso do calcário, bem como toda a frente do Salão, reservando o uso dos pavês para os bairros residenciais.


PAVIMENTAÇÃO DA TRAVESSA DO CHICO FERREIRO
Sendo uma das mais antigas vias públicas de Azinheira dos Barros, a atual Travessa do Chico Ferreiro, tornou-se uma via secundaria, estreita e com pouca importância na malha urbana. No entanto, a recuperação de casas nesta área da aldeia, a construção do Polidesportivo, a repavimentação da Rua do Sobrado Velho e agora a mudança para o novo estaleiro da Junta de Freguesia, impuseram a necessidade de dignificar mais esta via. Assim, numa parceria com a Câmara Municipal de Grândola, que cedeu os pavês, será possível dar continuidade ao processo já iniciado de recuperação da Travessa, consolidando o espaço urbano em mais um local de Azinheira dos Barros.


CORTE DE EUCALIPTOS, ACEIROS E LIMPEZA DE ERVAS DIMINUEM RISCO DE INCÊNDIOS NO LOUSAL
O ano 2015 foi particularmente difícil, tendo sido vários os focos de incêndio no Lousal, incluindo alguns em redor dos bairros habitacionais. Assim, a Junta de Freguesia assumiu a delegação de competências dos aceiros, estando concluída toda a linha de aceiros em torno de todos os bairros de responsabilidade pública. Por outro lado, a SAPEC levou a cabo uma limpeza intensa do pinhal e eucaliptal em redor da aldeia mineira, tendo sido da responsabilidade da Junta de Freguesia a limpeza dos eucaliptais densos junto ao Centro Comunitário e ao nicho de Santa Bárbara. Por fim, ainda em curso, está a ser desenvolvida uma ação intensa de limpeza de ervas junto aos espaços urbanos de toda a Freguesia, esperando que os privados cumpram com os aceiros nas áreas da sua responsabilidade. O combate aos incêndios é uma tarefa de todos, começando na prevenção.


TRIBUTO AO POETA POPULAR MARCOS MOLEIRO
No passado dia 14 de Maio foi dia de Homenagem ao poeta popular Marcos Floro Moleiro, nascido em Setúbal, com passagem pela Mina da Caveira, mas radicado nas Minas do Lousal, onde viveu quase toda a sua vida. A iniciativa partiu da parceria que se estabeleceu entre a Junta de Freguesia e a Associação Jose Afonso, integrada no programa “Maio, Maduro Maio”, que celebra a música e a palavra de intervenção. Para quem não conhece, Marcos Moleiro, foi um poeta popular com vários trabalhos editados, sendo ainda possível adquirir algumas das suas obras no Posto de Turismo de Grândola.
No programa do Tributo, estiveram presentes Vitor Sarmento, Carlos Carranca, José Fanha e Francisco Fanhais, que ao longo da tarde, foram cantando José Afonso e recitando Marcos Moleiro. Os filhos do poeta associaram-se ao Tributo, bem como vários outros poetas da região que, assim, recordaram a memória e a importância da poesia popular como arma de intervenção no período da ditadura, e como arma de protesto no período da democracia. Nas palavras de Pedro Ruas este Tributo “ faz justiça à poesia popular do Alentejo, que deve ser reconhecida com o mesmo mérito que a poesia erudita. Os poetas populares foram fundamentais para manter viva a tradição oral e conseguiram transportar a luta pela liberdade para frases rimadas que eram entendidas por todos e que educavam politicamente o interior do país. Marcos Moleiro ajudou nesses dois planos e fez das palavras atitudes de intervenção e luta."


FESTAS TRADICIONAIS DE REGRESSO
No dia 5 de Junho teve lugar mais uma edição da Festa do Viso, cuja organização esteve a cargo da Paróquia de Azinheira dos Barros, em parceria com a Associação Os amigos de Azinheira dos Barros e o apoio da Junta de Freguesia.
Nos próximos dias 24,25 e 26 terão lugar as Festas de São João, no Lousal, a cargo da Associação Jovem do Lousal e o apoio da Junta de Freguesia, cujas receitas revertem para a colónia de férias das crianças da Freguesia.
A cargo da Associação Os amigos de Azinheira dos Barros estará, mais uma vez, as Festas Tradicionais de Azinheira dos Barros, sempre com a qualidade e a excelência a que já nos habituaram.

CORTE DE ERVAS E LIMPEZA DE VERÃO




CORTE DE EUCALIPTOS



AINDA SE LEMBRA?


ACESSO AO RIO SADO


BAIRRO DOS QUARTÉIS - JARDINS


MONUMENTO AO TRABALHO RURAL



DEMOLIÇÃO DO BAIRRO DE SÃO JOÃO


ESCOLA BÁSICA DO LOUSAL


MURO CONTENÇÃO AVENIDA FRÉDÉRIC VELGE


O POVO EXIGE, A JUNTA REIVINDICA

NÓ DE ACESSO AO LOUSAL


OBRA NA IGREJA DE SÃO MAMEDE DO SADÃO



Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.


Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão
Rua João de Deus n.º 1, 7570 - 003, Azinheira dos Barros
Tel: 269 594 133 Fax: 269 594 106

Delegação no Lousal
Bairro do Barranquinho, 7570 - 006, Azinheira dos Barros
Tel: 269 508 184 Fax: 269 508 359


Email Marketing Powered by MailChimp


 

Sem comentários:

Enviar um comentário