Páginas

sábado, 11 de junho de 2016

Três notícias numa só


Sim, três notícias numa só: amanhã, domingo (dia 29), na Notícias Magazine (DN e JN) sairá um artigo meu, com a história de um segundo refugiado que está vivo, salvo pelo padre Joaquim Carreira, o reitor do Colégio Pontifício Português de Roma que, durante a ocupação da cidade pelos nazis alemães, em 1943-44, salvou dezenas de pessoas, entre as quais alguns judeus.

Foi o testemunho do primeiro refugiado vivo, Elio Cittone, de família judaica, que permitiu a entrega da medalha de Justo Entre as Nações ao padre Carreira pelo Yad Vashem, o Memorial do Holocausto, de Jerusalém. A entrega da medalha a este quarto “Justo” português foi feita há um ano, em Lisboa, numa cerimónia na Sinagoga.

As histórias desses dois refugiados do Colégio Português, ainda vivos graças ao padre Carreira, e vários outros episódios – bem como uma interpretação sobre o papel do Papa Pio XII e do Vaticano, durante a II Guerra Mundial – estão no livro A Lista do Padre Carreira, que acabei de publicar.

O livro será posto à venda no final da semana que vem e que será objecto de uma apresentação em Lisboa, no dia 4 de Junho (sábado), na Feira do Livro, conforme o convite que vai em anexo (haverá uma outra sessão em Leiria, na noite de 24 de Junho, para quem estiver mais por essa zona e queira já registar na agenda).

É para essa apresentação que vos venho convidar (quem está mais longe de Lisboa, fica com a informação). E há o pretexto adicional de que um final de tarde no Parque, de volta dos livros, com o Tejo ao fundo, é sempre um tempo bem passado.


António Marujo


Sem comentários:

Enviar um comentário