Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

A Mil à Hora

O Tesouro e o Museu.
 
Já tinha na agenda há algum tempo visitar o Museu Nacional de Arte Antiga, para ver a exposição do Tesouro da Rainha Santa Isabel. Não consigo explicar, mas de tempo a tempo faz-me falta parar e contemplar uma boa exposição de pintura, escultura ou fotografia. Este gosto é partilhado também pelo meu marido, que é a minha companhia predileta para estes programas. Já há um mês que andávamos a tentar conciliar as agendas para conseguirmos fugir os dois, sozinhos para esta micro escapadela. Finalmente, no sábado passado conseguimos. Não foi fácil… mas valeu muito a pena. À medida que o tempo passa e que envelhecemos juntos, mais me convenço que o amor se constrói todos os dias, pedra a pedra, apenas assente no heroísmo dos pequenos gestos, carinhos, atenções que fazemos ao outro, que tão bem conhecemos. Não são necessárias grandes viagens, nem presentes caros (que aprecio muito!), mas coisas muito simples que tornam o outro insubstituível.
 
Por estes dias ando a ler a última exortação do Papa Francisco sobre a família, estou encantada, pela profundidade, sabedoria, simplicidade e  atualidade deste texto, deixa todas as pistas que necessitamos para um programa de vida centrado na família.
 
“(…) ‘A publicidade consumista mostra uma realidade ilusória que não tem nada a ver com a realidade que devem enfrentar os pais e mães de família’. É mais saudável aceitar com realismo os limites, os desafios e as imperfeições, e dar ouvidos ao apelo de crescer juntos, fazer amadurecer o amor e cultivar a solidez da união suceda o que acontecer.” In Amoris Laetitia 135, Papa Francisco.
 
Pois é … e aconteça o que acontecer, quero continuar a passear de mão dada com o meu super-homem, neste dia por Lisboa, às Janelas Verdes e entrar no MNAA e parar e conversar sobre aquilo que nos surpreende no momento.


Isabel Alexandre


Sem comentários:

Enviar um comentário