Páginas

sábado, 30 de julho de 2016

Newsletter nº 19 - Julho 2016






Boletim Informativo


Julho 2016



JUNTA DE FREGUESIA TRANSFORMA ANTIGA GARAGEM EM CASA DE HABITAÇÃO
Ao longo dos últimos meses, e sem qualquer apoio de nenhuma entidade, decorreu a obra de adaptação de uma antiga garagem da Junta de Freguesia em casa de habitação. Esta casa tinha sido uma antiga habitação que foi transformada em garagem nos anos 1980, e que agora volta à sua função original, a de acolher mais uma família.
Este esforço financeiro deve-se, em muito, a uma política de fixação que tem sido desenvolvida pela Junta de Freguesia ao longo dos últimos 7 anos, e que até 2009 contou com o apoio da Câmara Municipal de Grândola. Neste momento, a Junta de Freguesia deixou de contar com o apoio do Município, mas nunca deixará de prosseguir com o desenvolvimento de políticas que fixem jovens nesta aldeia e nesta Freguesia.


MURAL DO MINEIRO INAUGURADO NO LOUSAL
A Junta de Freguesia e a Associação Jovem Minas do Lousal inauguram, no passado dia 27 de Junho, o mural que presta homenagem a todos os mineiros que perderam a vida na escuridão do fundo da Mina.
O mural, em duas faces, foi pintado na garagem da Junta de Freguesia que se encontra no recinto do Salão do Lousal e tem como motivos: o Malacate (antigo elevador da mina - um dos mais imponentes símbolos da aldeia mineira), e na parede principal a imagem de um antigo mineiro a perfurar as paredes de uma galeria.
A autoria das pinturas foi do grupo No Art Limit, de Santo André, e foram custeadas pela Junta de Freguesia e pela Associação Jovem Minas do Lousal, tendo sido preparadas durante a realização das Festas de São João.


ASSOCIAÇÃO JOVEM DAS MINAS DO LOUSAL ORGANIZARÁ, MAIS UMA VEZ, AS FESTAS DE SÃO JOÃO EM 2017
2016 foi um ano de grande sucesso para a organização das Festas de São João, a Associação Jovem das Minas do Lousal, cujos fundos revertem para a colónia de férias das crianças da Freguesia.
Pela primeira vez, os apoios privados ultrapassaram os apoios do município, o que revela a afirmação desta associação como peça fundamental na estratégia de desenvolvimento do Lousal, e da promoção da qualidade de vida dos Lousalenses.
A Festa realizou-se, como era tradição antiga, no Salão do Lousal, devolvendo alma e vida a um espaço que continua na memória de todos como o centro da vida da antiga Mina.
No sábado foi assinado o Protocolo entre a Junta de Freguesia e a Associação Jovem das Minas do Lousal para a realização da edição de 2017, garantindo assim mais um ano de cumprimento da tradição.


REQUALIFICAÇÃO DO POÇO DA BOMBA, NOVA FASE
Os recursos limitados da Junta de Freguesia só permitem que as obras sejam feitas de forma lenta, mas isso nao retira determinação ou desvio de objetivos. E, é por isso, que continuamos a obra de recuperação do Poço da Bomba, depois de concluída a escadaria e o miradouro. Nesta fase, é o momento de recuperar o próprio Poço, com reboco tradicional alentejano, e os muros de redor, em pedra do Rio Sado, como era feito em tempos antigos. Segue-se depois o calcetamento do largo do Poço, em pedra calcária, concluindo assim a obra de recuperação total.


BEM VINDO À ALDEIA MINEIRA DO LOUSAL
Quando agora se entra nos limites da Freguesia, na entrada do Lousal, percebe uma atmosfera diferente: depois da pavimentação da estrada feita pela Câmara Municipal, continua o esforço de recuperação pela Junta de Freguesia. A limpeza das bermas, a plantação de loendros, a pintura da ponte e agora a colocação de uma placa semelhante às placas informativas da auto estrada, faz jus ao inicio de um processo de requalificação que as pessoas exigem e o Lousal merece.


JUNTA DE FREGUESIA COM MAIS 3 PROPRIEDADES
Ao longo dos últimos 7 anos, a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver um grande esforço de legalização de todo o seu património. Tendo começado em 2009 apenas com um imóvel urbano totalmente legalizado, seguiram-se anos de esforço para regularizar todo o património da Junta de Freguesia, incluindo a aquisição de novos prédios como a sede da Junta de Freguesia e a delegação da Junta no Lousal, ambos comprados ao Município de Grândola. Com mais estes 3 imóveis urbanos, a Junta de Freguesia tem agora 17 prédios, dos quais 2 são rústicos e 15 são urbanos, espalhados por Azinheira dos Barros, Lousal e São Mamede do Sádão.


FESTAS DE AZINHEIRA DOS BARROS REGRESSAM EM AGOSTO
Como manda a tradição, a Associação “Os Amigos de Azinheira dos Barros”, voltam a organizar as Festas Tradicionais de Azinheira dos Barros, que celebra a nossa comunidade e presta homenagem a Nossa Senhora da Conceição.
A Festa será mais um alto momento de confraternização do povo Barrense, mas também de acolhimento de centenas de pessoas que escolhem a nossa Festa para celebrar o 15 de Agosto, e para se juntar à grande procissão anual.
Consulte o programa próprio, e visite-nos!

AINDA SE LEMBRA?


IGREJA DO VISO


CASA DO ERMITÃO - VISO


CHAMINÉ DA CASA DO ERMITÃO - VISO


O POVO EXIGE, A JUNTA REIVINDICA

RECUPERAÇÃO ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA DO LOUSAL


REMOÇÃO DOS CARROS ABANDONADOS




Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.


Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão
Rua João de Deus n.º 1, 7570 - 003, Azinheira dos Barros
Tel: 269 594 133 Fax: 269 594 106

Delegação no Lousal
Bairro do Barranquinho, 7570 - 006, Azinheira dos Barros
Tel: 269 508 184 Fax: 269 508 359


Email Marketing Powered by MailChimp


 

Sem comentários:

Enviar um comentário