Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Colômbia: Conferência Episcopal saúda acordo de paz

Governo e FARC anunciaram fim das hostilidades

Bogotá, 25 ago 2016 (Ecclesia) - A Conferência Episcopal Colombiana saudou o acordo de paz entre o Governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), anunciado esta quarta-feira.

As duas delegações anunciaram em Havana, Cuba, terem chegado a “um acordo Final, integral e definitivo” para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura na Colômbia.

O documento que foi lido pelos mediadores de Cuba e da Noruega afirma que “ambas as partes deram por concluídas as negociações para chegar a um acordo de paz após quatro anos de conversações na capital cubana”.

A Igreja Católica na Colômbia manifestou “esperança” na paz após este Acordo de Havana.

“Recebemos com esperança a oportunidade, que se abre agora, de colocar fim ao conflito armado que marcou a história do nosso país por mais de 50 anos”, refere uma nota do episcopado divulgada através da internet.

A Conferência Episcopal Colombiana pede ao Governo que promova um debate com toda a sociedade civil, líderes políticos e media.

Os bispos católicos convidam ainda a população a participar no referendo de 2 de outubro na consulta sobre o Acordo de Havana, com um voto “informado e consciente”.

A Igreja fala no desafio de superar todas as formas de violência para trabalhar na construção de uma “Colômbia reconciliada e em paz”.

OC


in



Sem comentários:

Enviar um comentário