Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Faleceu o Pe Nóbrega

O Padre Manuel Tolentino Quintal Nóbrega nasceu em Gaula (Madeira) no dia 9 dezembro de 1937 e, aos 10 anos veio para o Continente para estudar nos Seminários dos Padres Vicentinos. Entrou em S. José em Felgueiras tendo frequentado depois Os Seminários de Pombeiro, Límpias (Espanha) onde fez o Seminário Internos e Mafra.

Foi ordenado sacerdote a 22 de julho de 1962 no Mosteiro de Pombeiro, celebrou Missa Nova a 12 agosto na sua paróquia natal. 

Licenciou-se em Psicologia Educacional no ISPA e exerceu a sua actividade pastoral em Mafra, como professor, em S. Tomás de Aquino, Lisboa, tendo sido o primeiro pároco e também em Salvaterra de Magos.     

Ao longo de 6 anos serviu a Congregação da Missão como Visitador (Provincial). Durante vários anos foi Diretor da Filhas da Caridade e esteve na origem da JMV em Portugal, tendo sido o primeiro Assessor. A ele se deve também muito do trabalho da colaboração entre os vários Ramos da Família Vicentina em Portugal, devendo-se a ele o grupo dos Colaboradores da Missão Vicentina.

Dedicou-se ao trabalho missionário, a grupos de reflexão, a retiros com leigos e religiosos (as)…

Nestes últimos 3 meses o cancro no fígado começou a tomar conta dele, tendo começado a fazer quimioterapia e no dia 27 de julho teve de ficar internado no IPO, onde faleceu este Domingo. O funeral realiza-se amanhãdia 8 de agosto, às 14h na Igreja Paroquial de S. Tomás de Aquino, Lisboa, indo a sepultar no Jazigo da Congregação da Missão no Cemitério dos Prazeres.

A sua serenidade e paz o acompanharam, até ao momento em que se encontrou com o Pai do Céu em dia de Domingo. Fica a alegria da sua vocação e do seu serviço à Congregação e à Igreja e a sua interpelação a vivermos a nossa vida com uma atitude positiva e com o olhar fixo no alto, em Deus, para onde nos levam, como ele dizia, “as asas da misericórdia divina”!
 

Pe Álvaro Cunha, CM



Sem comentários:

Enviar um comentário