Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Newsletter nº 20 - Agosto 2016





 

Boletim Informativo


Agosto 2016


CRIANÇAS DA FREGUESIA NA COLÓNIA DE FÉRIAS 2016


RELATÓRIO E PRESTAÇÃO PÚBLICA DE CONTAS DO SÃO JOÃO 2016


TRAVESSA DO CHICO FERREIRO REQUALIFICADA
A Junta de Freguesia avançou, com parte dos materiais cedidos pela Câmara Municipal de Grândola, com a pavimentação da Travessa do Chico Ferreiro. Esta Travessa, que agora serve o novo Estaleiro da Junta de Freguesia, tornou-se parte integrada no espaço urbano, depois de muitos anos tida como uma zona menos nobre da aldeia. São mais de 400m2 de pavês, que permitem o acesso a quintais, mas também a algumas habitações agora em uso.
Esta obra faz justiça a uma das mais antigas artérias da aldeia, sendo que até aos anos 1940 era esta uma das vias principais de acesso à aldeia, sendo também por aqui passagem obrigatória da procissão anual.


SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS VISITA O LOUSAL
No passado dia 7 de Junho de 2016, a Aldeia Mineira do Lousal recebeu a visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, a convite da Federation Ho.Re.Ca, com sede em Bruxelas. Esta visita surge em resultado de um projeto que está a ser avaliado e que pretende explorar locais com potencial para a instalação de uma Escola de Hotelaria Internacional. O Presidente da Federação, que funciona como Câmara de Comércio, Yvan Roque, é filho de lousalenses, e tem um forte apego às suas raízes, o que o leva a pensar esta aldeia como o melhor local da Europa para instalar uma Escola de excelência. A vinda do Secretário de Estado foi um incentivo e a prova que o Governo Português apoia a iniciativa e está disponível para ajudar no financiamento do projeto. Esperemos que se concretize e que cada um dos parceiros cumpra o seu papel fundamental.


JUNTA DE FREGUESIA LEGALIZA ANTIGA ESCOLA DE SÃO MAMEDE DO SÁDÃO
Em Julho ficou, finalmente, concluído o processo de legalização da antiga Escola Primária de São Mamede do Sádão, depois de várias décadas de total abandono e esquecimento.
Esta Escola Primária, que deixou de funcionar neste mesmo local por altura dos anos de 1940, ainda albergou uma Taberna, deixando depois de ser usada com o seu encerramento. As paredes foram caindo, à semelhança do que aconteceu com toda a aldeia sadina, incluindo a Igreja, esperando agora que seja alvo de reabilitação, logo que o projeto da Igreja de São Mamede tome vida. Esperemos que seja breve, para bem da memória coletiva de um povo que transformou a mistura racial em algo de normal, num tempo em que tal era proibido por decreto.


RELÓGIO DA TORRE DA IGREJA DE AZINHEIRA DOS BARROS COM SISTEMA ELÉTRICO
Em 1956 foi instalado um relógio mecânico na Igreja de Azinheira dos Barros, tendo levado a uma profunda obra de transformação da Igreja, que colocou a torre no lado oposto onde a mesma tinha sido construida uns séculos antes. De 1956 até agora, foi sempre necessário contar com a ajuda de alguém que, fielmente, cumpra o preceito de dar corda ao relógio no mesmo dia da semana e à mesma hora. De 1956 até agora muito mudou no tempo, e é cada vez mais difícil encontrar quem o faça com a mesma mestria de outros tempos, pelo que o investimento que agora é feito pela Junta de Freguesia vem garantir o funcionamento regular e sem atrasos no relógio. Fica a curiosidade de ter sido contratada a mesma empresa que montou o relógio em 1956.

FESTAS DE AZINHEIRA DOS BARROS REGRESSARAM EM AGOSTO






AINDA SE LEMBRA?


AVENIDA FRÉDÉRIC VELGE - LOUSAL



CICLOVIA - AZINHEIRA DOS BARROS


REMODELAÇÃO DE CASA PARA RENDA SOCIAL - AZINHEIRA DOS BARROS


O POVO EXIGE, A JUNTA REIVINDICA

REQUALIFICAÇAO RUA NO BAIRRO DE SANTIAGO


REQUALIFICAÇAO FRENTE DO BAIRRO DO SALÃO



Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.


Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão
Rua João de Deus n.º 1, 7570 - 003, Azinheira dos Barros
Tel: 269 594 133 Fax: 269 594 106

Delegação no Lousal
Bairro do Barranquinho, 7570 - 006, Azinheira dos Barros
Tel: 269 508 184 Fax: 269 508 359


 

Sem comentários:

Enviar um comentário