Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Quem foi e o que fez esta "mulher" que será canonizada no próximo dia 4 de Setembro em Roma?

Conhecida como Madre Teresa de Calcutá, Agnes Gonxha Bojaxhiu, foi uma missionária católica albanesa, nascida a 26 de Agosto de 1910 na atual Croácia.

Com 18 anos entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda. O seu grande sonho era dedicar-se aos pobres e, por isso, partiu para a Índia. Aí, mais concretamente, em Calcutá, ia de abrigo em abrigo levando palavras amigas, alguns donativos e, principalmente, as mãos sempre disponíveis para qualquer trabalho.

Outras voluntárias se juntaram a ela e assim surgiram as "Missionárias da Caridade", espalhadas pela Índia e por várias partes do mundo.

Todo o seu trabalho foi dedicado aos pobres e doentes; daí o nome de "Mãe dos pobres".

Onde ia buscar a força para levar tudo isto para a frente? À oração.

Em 1996, escrevia aos seus colaboradores leigos: "Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida quotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração " - Deus Caritas est, n.36.

Quando lhe perguntaram se com o seu trabalho queria mudar o mundo, respondeu: "O que faço, é uma gota no meio do oceano. Mas sem ela, o oceano será menor ".

Transcrevo algumas frases da Beata Teresa que estarão ao nosso alcance para que "uma pequena gota" possa ajudar uma família, um jovem, um idoso, um vizinho.

"Qual é o lugar do homem? Onde os seus irmãos precisarem dele".

"Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade".

"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado".
Adelaide Figuinha
Professora






Sem comentários:

Enviar um comentário