Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Camião de lixo

Um motorista de táxi ensinou-me a não por em prática a teoria do camião de lixo, teoria essa que não é senão a aplicação da lei “olho por olho dente por dente”. Fiquei estupefacta quando ele respondeu com um sorriso e um aceno amigável a uma manobra perigosa dum outro condutor que o obrigou a uma travagem incómoda e perigosa.

Além do sorriso, o homem manteve a calma ao ser insultado, ainda que não tivesse qualquer culpa do ocorrido e fosse ele próprio o lesado. Explicou-me então, que algumas pessoas funcionam como camiões de lixo, carregam toda a espécie de frustrações, agravos, injúrias, ódios, invejas e descarregam esse lixo acumulado sobre os outros.

Não façamos o mesmo, já que a vida é essencialmente o que fazemos dela. Deus vê tudo, e um dia, que chegará a todos, na Sua presença passará o filme da nossa existência e aí seremos nós próprios a ver se a nossa eternidade será no inferno ou no paraíso; o purgatório será a purificação que nos permitirá aceder ao céu.

“Louvado sejas Pai que escondes as verdades aos sábios e poderosos e as revelas aos simples e pequeninos” disse para comigo mesma, quando vi a serenidade e paz daquele motorista.

Ainda que a vida nem sempre sorria, pensemos que não há bem que sempre dure, e mal que não acabe, pois, como se diz, depois da tempestade vem a bonança. Não há ninguém sem problemas e a maioria das vezes são aqueles que mais os têm que melhor sabem sorrir.

Peçamos a Jesus, Ele bradou ao mar e a barca com os Seus discípulos não naufragou, também a nossa não naufragará e com a Sua ajuda nunca seremos camiões de lixo.

Maria Teresa Conceição, 
professora aposentada






Sem comentários:

Enviar um comentário