Páginas

domingo, 18 de setembro de 2016

Dar

Três letras para formar uma grande palavra: DAR.

DAR é uma ação misericordiosa quando a oferta tem valor e é de utilidade para quem a recebe. Quando o namorado oferece um anel de noivado de pouco valor, torna a noiva mais feliz do que se lhe desse uma nave espacial. Aquele anel significa a proposta de  um compromisso para toda a vida, algo extremamente valioso nestas circunstâncias.

Então, o que vale a pena dar? Sim, cada oferta de valor trás consigo uma pena e o seu valor aumenta se a pena é longa, é profunda... é assumida com alegria porque dar dá felicidade. Assim, é fácil entender que os grandes presentes não sejam, a maior parte das vezes, os de grande valor material, mas sim os que são frutos do amor. No topo da lista dos dons que se devem oferecer está o da vida.
 
Dar a vida é o desafio que agora nos colocamos com alguns exemplos, valorizados pelas suas penas ou trabalhos. Dar a vida, raramente significa perdê-la, mas sim passá-la, vivê-la em oferta ou serviço àqueles aos quais se oferece. Assim se compreende que “dar a vida” inclui “dar algum tempo” da nossa vida. Como somos limitados, torna-se necessário prever qual será o tempo necessário para gastar em cada dádiva e perceber que dentro de cada dádiva maior se devem prever tempos de estudo ou preparação que irão melhorar a qualidade da dádiva. Por exemplo, o jovem que pensa ser médico sabe que deve estudar durante muitos anos, participar em congressos, conversar com colegas para trocar experiências, gastar dinheiro em livros, revistas, viagens...e sacrificar festas, idas a espetáculos, tempo de descanso, etc. Todo esse tempo e todas essas penas fazem parte de uma dádiva ainda maior: a do serviço aos outros. No caso deste futuro médico, ele pode pensar que a sua profissão lhe permitirá constituir família e servir os seus concidadãos com uma profissão digna. Dessa forma, está a dar a vida à mulher, aos filhos... à Pátria. Se vier a ser pai, dará vida aos filhos, gastando a sua vida por eles e, provavelmente também, pelos netos.
 
É, pois, evidente que dar tempo é uma das maiores dádivas que se podem oferecer. Dar sangue, já num plano mais material, é também importante, pois pode salvar vidas. Dar conhecimentos – ensinar – é outra forma de dar vida, pois abre caminho para o emprego, a criatividade, a boa convivência..., todas as realidades possíveis à vida humana.
 
Dar bom conselho é uma preciosa dádiva, mas pode ir envenenada como a maçã do paraíso. Conselhos que animam a levar uma vida de prazer, irresponsabilidade, poder, lucro desonesto... não são bons conselhos. Não os demos por simpatia ou dó; levam à infelicidade como aconteceu com Adão e Eva.
   
Porém, tudo, mesmo tudo quanto diz respeito ao Homem: o tempo, a vida, o sangue, o trabalho... já lhe foi oferecido por Deus, o único ser capaz de DAR, mais ainda, capaz de se dar em plenitude de tempo e de vida. É o Misericordioso cuja misericórdia o Papa Francisco nos convida a reconhecer neste Ano da Misericórdia. Resta-nos dar à misericórdia divina a oportunidade de chegar até nós. Basta passar tempo com Ele, fazer-Lhe companhia, pedir-Lhe misericórdia na confissão, adorá-Lo na Eucaristia... dar-Lhe, de volta, com um sorriso, a misericórdia de um “obrigado”.
 

Isabel Vasco Costa



Sem comentários:

Enviar um comentário