Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ecumenismo: Francisco evoca «mártires» e denuncia perseguições contra cristãos

Foto: Lusa
Papa encontrou-se com primeiro patriarca ortodoxo da Geórgia que visitou Roma

Tbilisi, 30 set 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco encontrou-se hoje com o patriarca ortodoxo da Geórgia, Elias II, no palácio patriarcal de Tbilisi, elogiando os “heróis valorosos” desta Igreja, os monges e, em particular, os seus “numerosos mártires”.

“Que a sua intercessão dê alívio a tantos cristãos que ainda hoje, no mundo, sofrem perseguições e ultrajes e reforce em nós o desejo bom de vivermos fraternalmente unidos para anunciar o Evangelho da paz”, desejou.

O pontífice argentino, que chegou hoje à Geórgia, apresentou-se como “peregrino e amigo”, num momento em que a Igreja Católica está a concluir a celebração do Ano Jubilar da Misericórdia.

Francisco reconheceu no seu discurso que Elias II “inaugurou uma página nova nas relações entre a Igreja Ortodoxa da Geórgia e a Igreja Católica”, evocando a “primeira visita histórica ao Vaticano” de um patriarca georgiano.

Elias II tornou-se o primeiro ‘catholicos’, patriarca de toda a Geórgia (Igreja Ortodoxa), a visitar Roma para encontrar-se com um Papa, quando se reuniu com João Paulo II, a 6 de junho de 1980.

O Papa polaco viria a ser o primeiro pontífice a visitar a Geórgia, em 1999.

Francisco sublinhou o intercâmbio cultural e o diálogo existente entre católicos e ortodoxos georgianos, particularmente em Roma.

“Face a um mundo sedento de misericórdia, unidade e paz, [Deus] pede-nos que os vínculos entre nós recebam novo impulso”, declarou.

O discurso recordou, por isso, os passos que têm sido dados no diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa na Geórgia.

“O amor do Senhor eleva-nos, porque nos permite subir acima das incompreensões do passado, dos cálculos do presente e dos medos do futuro”, declarou o Papa.

A intervenção evocou ainda as “provações” que os cristãos georgianos tiveram de suportar e a “beleza” do seu património cultural, com hinos sacros “particularmente estimados pela tradição católica", incluindo alguns compostos pelo próprio Elias II.

“Agradeço a vossa santidade e estou profundamente comovido por ouvir a Avé-Maria que vossa santidade compôs: só de um coração que ama muito a Santa Mãe de Deus, coração de filho e de criança, pode sair algo tão belo”, disse o Papa.

Francisco tinha conversado em privado com Elias II, antes de dirigir-se para a sala das audiências do palácio patriarcal da Igreja Ortodoxa, onde foi acolhido com um cântico e a oferta simbólica de chá e café, como sinal de boas-vindas.

Durante o encontro, teve lugar a troca de ofertas e de cumprimentos entre os dois responsáveis cristãos.

"Obrigado, santidade, que Deus abençoe sua santidade e a Igreja Ortodoxa da Geórgia. Que dê graça a sua santidade e que possa avançar, pelo caminho da liberdade", concluiu o Papa.

Os católicos são menos de 3% da população total na Geórgia; dezenas de membros da Igreja Ortodoxa local protestaram contra a visita de Francisco na estrada que liga o aeroporto à capital Tbilisi, segurando cartazes com críticas à figura do Papa e ao Vaticano.

OC


in




Sem comentários:

Enviar um comentário