Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Europa: Papa quer Igreja Católica empenhada num «novo humanismo» para a região

Foto: Cáritas Europa
«Que se construam pontes e se abatam os muros de separação», escreve Francisco aos bispos reunidos em Sarajevo

Sarajevo, 16 set 2016 (Ecclesia) – O Papa incentivou hoje os bispos de todo o mundo, e suas respetivas comunidades, a um empenho efetivo no apoio a todas as pessoas “que perderam, por várias causas, a orientação das suas vidas”.

Salientando que a Igreja Católica deve ser para o mundo uma “mãe solícita” que vai “ao encontro das feridas da humanidade”, Francisco sublinha a necessidade da Igreja “identificar estradas e percursos novos” de intervenção na sociedade.

O desafio do Papa argentino está incluído numa mensagem enviada aos participantes de um encontro sobre “as obras da misericórdia”, integrado no Jubileu da Misericórdia, que o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) está a promover em Sarajevo, na Bósnia Herzegovina.

No texto que o CCEE remeteu à Agência ECCLESIA, Francisco realça que “continua a sonhar com um novo humanismo europeu”, apesar de um contexto marcado por inúmeros desafios.

O Papa recorda aqui alguns, desde os “pobres” aos “migrantes e refugiados”, passando pelos que desesperam por um emprego ou estão “doentes no corpo e na alma”.

“Neste caminho de humanização a Europa, berço dos direitos e das civilizações, a Igreja é chamada não tanto a defender espaços, mas a ser uma mãe que gera processos, portanto, fecunda, porque respeita a vida e oferece esperança de vida”, frisa Francisco.

O Papa conclui a sua mensagem mostrando a sua esperança em que a Europa possa afirmar-se como “uma única família de povos” e o desejo “para que se construam pontes e se abatam os muros de separação”.

O encontro em Sarajevo está a ser coordenado pela Comissão ‘Caritas in veritate’ do CCEE, presidida por D. Giampaolo Crepaldi, arcebispo de Triste (Itália).

Entre outros organismos, o evento conta ainda com o contributo da Cáritas Europa, da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia, da Comissão Justiça e Paz da Europa, da Federação Europeia das Associações de Médicos Católicos, da Comissão Internacional Católica para as Migrações e a Federação Europeia dos Bancos Alimentares.

JCP


in




Sem comentários:

Enviar um comentário