Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Igreja/Cultura: Dia do Património das Misericórdias

Reflexão sobre o arquivo que constitui o acervo cultural das Misericórdias

Lisboa, 20 set 2016 (Ecclesia) - A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) promove o Dia do Património das Misericórdias, dia 26 de setembro, em Viseu, dedicado ao tema “Património Documental Histórico”.

Esta iniciativa, a realizar no auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu e organizada pelo Gabinete do Património Cultural da UMP pretende “promover uma reflexão critica e científica sobre o arquivo que constitui o acervo cultural das Misericórdias, com o objetivo de apresentar as boas práticas e os principais desafios para a manutenção e reabilitação deste património”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades onde estão inseridas, as Misericórdias têm assumido “a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que inclusive contempla obras de interesse histórico e arquitetónico”, lê-se.

O diretor do Gabinete do Património Cultural da UMP, Mariano Cabaço, sublinha que “O Dia do Património pretende promover e reforçar a importância do acervo das Misericórdias como uma valiosa herança cultural que importa valorizar e promover”.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

LFS


in



Sem comentários:

Enviar um comentário