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quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Igreja/Media: Potenciar recursos para fazer «mais e melhor»


Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais pede ação em rede, sem «centralismo» nem «paroquialismos»

Fátima, 22 set 2016 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais disse hoje em Fátima que a Igreja Católica em Portugal deve promover uma ação em rede, nos media, para reforçar a sua presença no setor.

“Com os que somos e com o que temos, claramente podemos fazer mais e melhor”, disse D. Pio Alves, na abertura dos trabalhos das Jornadas Nacionais de Comunicação Social que reúne dezenas de responsáveis católicos, até sexta-feira.

A iniciativa é promovida pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), procurando auscultar a realidade das várias instituições eclesiais e os recursos disponíveis.

D. Pio Alves considera que o trabalho deve ser feito sem “centralismo” nem “paroquialismos”, para potenciar os recursos, “melhorar a comunicação interna” e cultivar “as melhores relações com as comunicações no seu conjunto.

O também bispo auxiliar do Porto explicou que o encontro deste ano acontece “na sequência de um extenso périplo” do diretor do SNCS por todas as dioceses do país, nos últimos meses.

“Era bom que falássemos uns para os outros e uns com os outros” para conhecer a realidade da Comunicação Social ligada à Igreja Católica em Portugal, explicou.

D. Pio Alves deixou votos de que as jornadas ajudem a situar a “realidade de cada instituição” no contexto global português, de forma a “pensar a comunicação a partir de um conhecimento tão objetivo quanto possível”.

O presidente da Comissão Episcopal que acompanha o setor dos media deixou Palavra de “enorme gratidão” ao anterior diretor do SNCS, padre João Aguiar.

As jornadas de Comunicação Social têm como tema, em 2016, 'Pensar a Comunicação da Igreja em Portugal'.

O diretor do SNCS, padre Américo Aguiar, agradeceu a presença e o “esforço permanente” dos que acompanham o setor dos media.

Para o responsável, é necessária aprender a “colocar tudo em rede” e potenciar os “exemplos magníficos” que acontecem em tantas realidades, onde só “falta ligar tudo para que as coisas possam ter outra dimensão”.

“Às vezes temos dificuldade em ligar-nos”, admitiu.

Depois dos dois painéis dedicado ao tema das jornadas - Comunicação na Igreja em Portugal – com intervenções de responsáveis diocesanos e debate, esta quinta-feira, o programa prevê a M&M – Mostra Multimédia, onde se partilham projetos de comunicação: “Para que ninguém tenha a preocupação de inventar o que está inventado”.

No segundo dia, esta sexta-feira, a conferência ‘Ideias e ações para um Plano de Comunicação na Igreja Católica em Portugal’ começa às 10h00 com a intervenção do professor Fernando Ilharco, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e do secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola, e antigo diretor do Secretariado de Meios de Comunicação Social de Espanha, padre José María Gil Tamayo.

OC


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