Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Igreja/Portugal: 30 mil escuteiros vão a Fátima em peregrinação nacional

Fatima.pt
Semanário ECCLESIA antecipa evento que decorre entre 8 e 9 de outubro

Lisboa, 30 set 2016 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai levar cerca de 30 mil pessoas a Fátima, a 8 e 9 de outubro, na sua primeira peregrinação nacional desde 2006, com o tema ‘10.100FM – sintoniza-te nos trilhos da misericórdia’.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o CNE explica que o programa da peregrinação contempla diversas ações que vão levar os escuteiros a participar em atividades e celebrações que apelam “à reflexão e aprendizagem individual” bem como “à comunhão em grupo e crescimento” como escuteiros e cristãos.

O encontro nacional alia dois acontecimentos eclesiais estando integrado nas celebrações do centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos (1917-2017) e no contexto do Jubileu da Misericórdia.

A mais recente edição do Semanário ECCLESIA, publicada esta manhã, apresenta o evento do CNE, num dossier com diversas entrevistas e documentação sobre o percurso do Corpo Nacional de Escuteiros, a sua metodologia e o impacto que tem na vida de milhões de pessoas, todos os dias.

Com o tema ‘10.100FM – sintoniza-te nos trilhos da misericórdia’, a peregrinação nacional ao Santuário de Fátima começa no dia 8 de outubro com a etapa ‘peregrinar’ e os participantes a fazerem percursos a pé de quatro a oito quilómetros, num total de 10 trilhos.

Segundo o programa, entre as 14h00 e as 18h00, os escuteiros participam na etapa ‘interpretar’ onde vão participar em diversas atividades realizadas em dezenas de comunidades religiosas com temáticas pré-estabelecidas onde o objetivo é que “todos conheçam um pouco melhor” a história e a mensagem de Nossa Senhora de Fátima.

Às 17h00 a Capelinha das Aparições recebe a cerimónia oficial de apresentação a Nossa Senhora para representantes dos agrupamentos, núcleos e regiões, com cerca de 500 agrupamentos.

A abertura oficial de campo realiza-se 45 minutos depois no pórtico do acampamento junto à Basílica da Santíssima Trindade, com o hastear das bandeiras e interpretação musical por uma fanfarra de escuteiros.

Segundo o programa da peregrinação nacional do CNE as celebrações no dia 8 à noite e na manhã de dia 9 de outubro incluem a procissão das velas, recitação do terço e Eucaristia, em união e comunhão com todos os peregrinos de Fátima, respetivamente nas etapas ‘vivenciar’ e ‘celebrar’.

Nos dois dias de atividade vão estar também sacerdotes disponíveis quem se quiser confessar, entre as 7h30 e as 19h30, na Capela da Reconciliação, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

De destacar que o Corpo Nacional de Escutas elegeu a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre para concretizar um gesto concreto de partilha – um gesto de misericórdia neste Ano Jubilar – e no Centro de Informação vai estar um mealheiro em acrílico para quem quiser fazer uma oferta para ajudar a manter aberta a Clínica de São José, em Erbil, no Iraque.

A peregrinação escutista a Fátima é já uma longa tradição, com mais de 90 anos, e os parques 13 e 14 do santuário mariano vão receber “mais de 4500 tendas”.

O Corpo Nacional de Escutas é uma associação com cerca de 72 mil elementos e a iniciativa juntam-se ainda em “fraterna união” a Associação dos Escoteiros de Portugal, a Fraternidade Nun’Alvares, a Fraternidade Escotista de Portugal, a associação espanhola Movimiento Scout Católico e os Scouts et Guides de France.

Criado em 1907 pelo inglês Baden-Powell, o Escutismo é o maior movimento de educação não-formal juvenil do mundo e chegou a Portugal em 1923, com a fundação do CNE.

CB/OC



in



Sem comentários:

Enviar um comentário