Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Próximas actividades




         Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

inventario2016 sessao
Inventário de Bens Culturais da Igreja: Análise, Identificação, Classificação | 8ª sessão – Identificação de técnicas e materiais
Domus Carmeli, Fátima, 3 Outubro 2016, 10h30
Sessão dedicada ao tema "Identificação de técnicas e materiais", os respectivos módulos, serão leccionados por Jorge Fonte (Madeiras), Beatriz Canha, Artur Sousa (Metais), Rui Galopim de Carvalho (Pedraria) e Carla Alferes Pinto (Marfins).
Iniciativa realizada no âmbito do Projecto Thesurus, destina-se aos técnicos que, nas dioceses, têm por tarefa a elaboração do inventário das respectivas igrejas, mas também a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.

 dbci16 cartaz


Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
18 Outubro 2016
Assinalando-se, desde 2011, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja a 18 de Outubro, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas, visa a iniciativa promover a reflexão do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também a partilha de experiências de outras instituições, permitindo assim uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial.
Recepção de actividades (a desenvolver entre 17 e 23 de Outubro de 2016), até 7 de Outubro.

 imagens e liturgia cartaz
Imagens e Liturgia na Idade Média: 3º Seminário Internacional
Museu Nacional de Arte Antiga, 21 e 21 Outubro 2016, 08h30
Com a participação de especialistas de várias áreas e diferentes nacionalidades, visa a apresentação de estudos recentes sobre a arte figurativa cristã, realizada entre os séculos V e XV. Promovendo o debate em torno das obras de arte figurativa (nos seus contextos espacial, textual, ritual e/ou cultual), procura entender o posicionamento da arte cristã portuguesa, nomeadamente, o modo como reflecte o intercâmbio de modelos postos em prática por artistas e comitentes, autóctones e estrangeiros.

 consprev2016 cartazlw
Património Artístico da Igreja: Critérios e Práticas de Conservação Preventiva | 4ª sessão
Centro Pio XII, Ponta Delgada (São Miguel), 24 Outubro 2016, 10h00
Acção de formação vocacionada para todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção, destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.
Incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico, pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas.

 capa 12 lw
Revista Invenire
Está disponível o N.º 12 da INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja. Distribuída em todo o país pela Vasp, pode ser encomenda na Loja Online do SNBCI, através da qual é também possível adquirir os números anteriores ou subscrever os próximos.
Colaboram neste número: Ana Paula Rebelo Correia, Ana Rita Carvalho, António Marujo, Catarina Fernandes Barreira, Helena Loureiro, Helena Osswald, Luís Miguel Rêpas, Maria de Lurdes Craveiro, Ricardo Figueiredo, Rui Carita, Sandra Costa Saldanha e Vitor Serrão.



fb 1

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados
   Contactos


Sem comentários:

Enviar um comentário