Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Refugiados: Bispos da Europa alertam para aumento de «sentimentos xenófobos»

(Lusa)
Responsáveis pela pastoral das migrações estiveram reunidos em Madrid

Madrid, 28 set 2016 (Ecclesia) - Os bispos e responsáveis católicos pela pastoral das migrações na Europa alertaram hoje para o aumento dos “sentimentos xenófobos” face à vaga de migrantes e refugiados que chegam ao Velho Continente.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os participantes num encontro promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), em Madrid, consideram que a “ignorância” e o “medo” são obstáculos a superar.

“Só uma educação para o encontro e o diálogo permitirá erradicar temores injustificados, sustentados frequentemente por estereótipos e clichés, que alimentam cada vez mais sentimentos xenófobos na Europa”, sublinham os responsáveis de vários países, incluindo Portugal.

Os participantes defendem que é necessário compreender o que significa "ser refugiado" e ter "toda a vida contida numa simples mochila".

O encontro de Madrid decorreu entre segunda e terça-feira, abordando a temática da “integração” de quem chega à Europa através do Mediterrâneo ou de “longas caminhadas”.

OC


in




Sem comentários:

Enviar um comentário